28 de março de 2017

Durante encontro com prefeitos, governador do Amazonas, professor José Melo, assegura medidas na área de educação e infraestrutura


Retomar o crescimento socioeconômico dos municípios, a partir de melhorias nas áreas de infraestrutura e educação foi um dos principais enfoques do segundo dia de reunião entre o governador do Amazonas, professor José Melo, e os prefeitos do interior do Amazonas, na Sede do Governo, zona oeste de Manaus. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 28 de março, com os representantes dos municípios das calhas do Solimões e do Rio Negro, que apresentaram as necessidades de suas cidades ao governador José Melo, à Presidente de Honra do Fundo de Promoção Social (FPS), a primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, e à equipe de secretários estaduais, O encontro com os prefeitos dos 61 municípios amazonenses teve início na última segunda-feira (27), e segue até a próxima quinta-feira (29).

O governador José Melo ressaltou que as reuniões estão sendo focadas nas demandas prioritárias de cada região. "Estamos a cada reunião alinhando todas as demandas necessárias para auxiliar os gestores em seus trabalhos nos municípios. Eu e minha equipe de secretariados e minha esposa, Edilene Gomes de Oliveira, estamos dialogando com muita eficiência junto aos prefeitos para podermos alavancar essas regiões em suas potencialidades e nas áreas essenciais", comentou.

Como parte da Matriz Econômica Ambiental, o Governo do Amazonas vai revitalizar 48 vicinais e ramais do interior e as obras estão previstas para iniciar no final do período das chuvas. Na educação, o Governo possui um pacote de obras na ordem de R$ 1,1 bilhão para construção, reforma e ampliação.  Entre os compromissos firmados nas reuniões está a construção de escolas-padrão com 12 salas de aula nos municípios de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) e em Novo Airão (a 115 quilômetros da capital).

Obras - Em Coari, onde o governador inaugurou em fevereiro a Ponte do Pêra, será construída uma escola nesse modelo no bairro do Pêra para garantir qualidade de vida para os moradores da região. Na ocasião, foi também tratada sobre a recuperação das duas importantes vias: estradas Coari-Mamiá e Coari-Itapeua para facilitar o escoamento da produção e geração de renda. Em Novo Airão, a pavimentação e sinalização dos 100 quilômetros da estrada AM-352, que liga Novo Airão a Manacapuru, está no planejamento de obras do Governo Estadual, conforme afirma o prefeito Wilton Santos.

"A estrada será recuperada para fazer com que as pessoas cheguem aos seus destinos com mais segurança. Ela também é uma área de escoamento porque existem sítios e fazendas com altas produções, além de ser o principal meio de acesso a Novo Airão. A obra de uma escola-padrão foi também outro importante benefício que vai chegar para os nossos cidadãos".

Apoio para indígenas – Localizado na região fronteiriça do Amazonas, o município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus) possui desafios logísticos que comprometem a geração de renda e qualidade de vida da população. Diante disso, ficou acordado o apoio do Governo Estadual, via Secretaria de Produção Rural (Sepror), para a aquisição de um caminhão com o intuito de facilitar o escoamento agrícola entre a sede do município e a comunidade 'Yauaretê', onde vivem sete mil indígenas de 23 etnias. Além disso, o Governo Estadual assegurou a doação de mil carteiras escolares para as instituições de ensino da cidade.

"Agradecemos ao governador José Melo porque conseguimos esse caminhão para ajudar muitas pessoas das cooperativas e associações que atuam nas produções artesanais e no extrativismo em áreas com muitas dificuldades de locomoção, e, é claro, com as carteiras que vão trazer mais dignidade para muitas pessoas que estudam em lugares distantes da sede e que não tinham onde sentar para ter uma boa aula", disse o prefeito Clóvis Moreira.

Munícipios – Neste segundo dia, a reunião ocorreu com os prefeitos dos municípios de Coari, Novo Airão, Codajás, São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro, Barcelos, Anori, Anamã, Caapiranga, Manaquiri, Autazes, Presidente Figueiredo, Careiro, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Iranduba e Careiro da Várzea.

FOTOS: JOEL ARTHUS/SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.