Aniversário de três anos da Arena da Amazônia será comemorado com a volta do Torneio Início de Futebol, nesta quinta-feira (09), a partir das 19h


...


A Arena da Amazônia completa três anos nesta quinta-feira, dia 09. E a nova idade do mais belo estádio do Brasil vai ser comemorada com muito futebol. Isso porque, a rede promete balançar com o retorno - após 10 anos de ausência - do Torneio Início do Futebol Amazonense, que será disputado pelos oito clubes que estão na Série A do Campeonato Amazonense. O evento será realizado a partir das 19h e recebe o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

No palco verde da Arena da Amazônia, o Fast, Princesa do Solimões, Nacional, São Raimundo, Holanda, Rio Negro, Manaus e Penarol, vão tentar presentear os torcedores com muitos gols durante os 15 minutos de cada partida, e assim conquistar a taça de campeão do Torneio. Os portões para o evento serão abertos às 17h30 e a operação contará com 30 voluntários e 150 Policiais Militares (PMAM). A previsão de término do Torneio é de 23h.

"A Arena da Amazônia pode ser considerada um estádio ainda jovem e que vem amadurecendo com o tempo. Em três anos evoluiu, mostrou que é capaz de receber grandes jogos, espetáculos e se fortalece a cada dia como multiuso. Temos muito a comemorar com esta nova idade e nada melhor do que a festa ser celebrada com o nosso futebol amazonense, através de um evento que já foi tradicional, mas estava esquecido. Estamos apoiando o resgate desta competição e convido a população a prestigiar", destacou o titular da Sejel, Fabricio Lima.

Ainda segundo o Secretário, a reunião de todos os clubes da elite do futebol amazonense na Arena é um marco para o esporte local. "O nosso futebol proporciona bons espetáculos. Estamos vendo uma base ressurgindo nos nossos clubes, os times estão se reforçando para subir de divisão. A volta do torneio início aqui na Arena da Amazônia vai brindar o torcedor e vai ser a mola propulsora para o nosso futebol voltar a ser grande", declarou.

Pelo Torneio, cada time terá 15 minutos para eliminar o rival e passar de fase. Em caso de empate, a partida vai para pênaltis. Durante o intervalo de cada jogo, o público presente ainda poderá usufruir de sorteios de brindes e no telão do estádio será passado os melhores momentos da Arena da Amazônia, como Copa do Mundo, Olimpíadas, Torneio Feminino, Campeonato Amazonense, Copa do Brasil, Campeonato Carioca, entre outros.

Os jogos

O Torneio Início do Futebol Amazonense foi disputado pela última vez em 2007 e teve o Princesa do Solimões como campeão. A exemplo das edições anteriores, os ingressos para a competição serão vendidos ao valor único de R$5,00 (cinco reais). O ingresso poderá ser adquirido na bilheteria da Arena Amadeu Teixeira, da Flavino Limongi, a partir das 14h.

A entrada das torcidas será pelo Portão D, tambem na Flaviano Limongi. Não será permitida a entrada de bandeira com hastes e as torcidas serão separadas por setores dentro da Arena da Amazônia.

Tabela

Jogo 1 - Fast Clube x Penarol
Jogo 2 - Nacional x Manaus
Jogo 3 - Princesa do Solimões x Holanda
Jogo 4 - Rio Negro x São Raimundo

Principais momentos da Arena

A Arena da Amazônia colecionou durante esses três anos de vida muitas histórias, recordes e momentos marcantes para o povo amazonense. Aqui você vai conferir e relembrar alguns deles, principalmente aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Feel (Fundo Estadual de Esporte e Lazer), que utiliza o rendimento do aluguel do estádio para investir no esporte local. Confira:

Público recorde

No dia 24 de abril a Arena da Amazônia foi tomada por uma multidão de apaixonados por Vasco e Flamengo, pela disputa da semifinal do Campeonato Carioca. No total, 44.419 mil pessoas comparecem ao clássico, o que rendeu o recorde atual do estádio amazonense. A quebra deixou para trás a marca de 40.322 pessoas, conquistada no dia 25 de junho, quando Honduras e Suíça se enfrentaram pela Copa do Mundo de 2014. 

Diante da torcida que era minoria, o Gigante da Colina ganhou de 2 a 0 e "calou' os rubro-negros. Andrezinho e Riascos foram os autores dos gols que ampliaram a vantagem sobre o Fla. Na época, o presidente cruzmaltino Eurico Miranda não escondeu a felicidade em eliminar o maior rival. Ele estava em Manaus pelo segundo final de semana consecutivo, após ver sua equipe sagrar-se campeã da Taça Guanabara, também na Arena. "Eu fiz tudo para perder para o Flamengo. Vocês viram. Mas o Vasco foi lá e ganhou", brincou o presidente. 


Futebol do AM brilhou

Em 2016, com o objetivo de apoiar o futebol local, os times e as categorias de base do Amazonas ganharam espaço na Arena. O futuro do futebol amazonense vindo das equipes Infantil, Juvenil e Juniores entraram para a história da Arena, ao levantaram a taça de campeão pela primeira vez no local.

Ao todo, o estádio recebeu 20 partidas do Campeonato Amazonense.  O quadro móvel e demais despesas do Estadual foram custeada pelo Fundo Estadual de Esporte e Lazer (Feel), que recebe recurso financeiro dos eventos privados e jogos de times de outras partes do país que aconteceram nas praças esportivas da Sejel.

Manaus, a capital do Futebol Feminino

O ano de 2016 também ficou marcado para o futebol feminino. As meninas do Iranduba avançaram para a segunda fase do Campeonato Brasileiro e fecharam a I Liga de Futebol Feminino Sub-20 na segunda posição. Partidas de qualidade e resultados expressivos do Verdão fizeram a Arena da Amazônia ficar conhecida como a casa do futebol feminino no primeiro semestre e o torcedor amazonense abraçou as meninas do Hulk.

Um dos maiores públicos de partida do futebol feminino brasileiro foi conquistado, inclusive, na Arena da Amazônia.  O recorde nacional veio pela disputa da Liga Sub-20, quando o Iranduba enfrentou o Adeco-SP e reuniu 17.322 no dia 24 de junho, superando os 12.300 de Saad X Cresspom, em 2007. Na ocasião, o primeiro título de uma equipe feminina na Arena da Amazôniaficou com a equipe paulista, que venceu a equipe local por 1 a 0.  

Manaus nas Olimpíadas

Em agosto, o majestoso estádio voltou a ser atração mundial. Com show em campo e também na arquibancada, Manaus recebeu seis jogos pelas Olimpíadas, sendo quatro das seleções masculinas e dois dos times femininos, pela Rio 2016.  As Seleções da Suécia, Japão, Nigéria, Colômbia, Estados Unidos, Japão e Brasil passaram pelo 'tapete' da Arena.

Amigos do José Aldo x Amigos do Ronys Torres

Em sua 'versão' 2017, A Arena da Amazônia viveu um verdadeiro show de solidariedade no último sábado, dia 04 de março, quando ocorreu a terceira edição do jogo beneficente Amigos do José Aldo x Amigos do Ronys Torres, que reuniu 35.117 pessoas.

O amistoso beneficente que envolveu dois astros do MMA mundial e outras "constelações" do esporte, da música e da arte, arrecadou 43,5 toneladas de alimentos e terminou em 6 x 5, beneficiando o lutador manacapuruense e deixando para trás o time do dono do cinturão dos penas do UFC. O evento foi uma realização do Governo do Amazonas e todos os alimentos vão ser doados às famílias afetadas pela cheia do interior.
FOTOS: MAURO NETO/SEJEL



Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato