Eduardo Braga defende revisão do modelo de concessão de saneamento e abastecimento de água e esgoto no país

Em Destaque
Por -
0

O senador Eduardo Braga (PMDB/AM) defendeu nesta terça-feira (28/03), durante reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), presidida por ele, que seja revisto o modelo de concessão dos serviços de água e esgoto no país.

Segundo ele, as empresas responsáveis por explorar esse segmento devem obrigatoriamente cumprir as metas estabelecidas nos contratos firmados com os órgãos públicos competentes e ser fiscalizadas com mais rigor. "Falta política pública, regulação e fiscalização. São casos gritantes em quase todas as regiões do Brasil", afirmou Eduardo Braga. "Precisamos ajustar a modelagem da concessão, da fiscalização, do comando e do controle para que o cidadão possa finalmente receber água de boa qualidade e ter tratamento de rede de esgoto", completou. 

O parlamentar citou o caso da capital amazonense, a primeira no país a ter o saneamento e abastecimento de água e esgoto privatizados, no começo dos anos 2000. "Isso não trouxe solução para a população mais carente do Amazonas", lembrou Eduardo Braga, que, na época, à frente do Governo do Estado, teve que investir com recursos públicos no setor para abastecer novas áreas de ocupação de Manaus, como as zonas Norte e Leste, pois a concessionária não assumiu esta responsabilidade.

Ele chamou atenção ainda para a dificuldade de acesso dos beneficiários do Bolsa Família à tarifa social de água e esgoto – desconto pelo consumo e uso mensais dos dois serviços.  "Milhões de brasileiros têm esse direito legal, mas não conseguem desfrutar dele. É necessário fazer isso chegar a eles", disse.  

Energia barata e sustentável – Ao colocar em debate um projeto que cria regras para incentivar a exploração de centrais de geração de fonte eólica, de autoria do ex-senador Renato Casagrande (ES), o parlamentar do Amazonas destacou as perdas econômicas e ambientais do país ao restringir investimentos na construção de linhas de transmissão de energia.

Ele mencionou o caso de Itacoatiara (AM), polo de escoamento da soja produzida no norte do Mato Grosso, que conta com energia gerada por meio da queima de óleo diesel. Uma incoerência, apontou o senador, pois o município está a poucos quilômetros de uma das subestações do linhão de Tucuruí – que leva energia produzida na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Rio Tocantins, no estado Pará, ao norte do Rio Amazonas, incluindo a capital Manaus.

Ex-ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga defendeu a continuidade dos leilões de energia "alternativa, nova, eficiente, barata e capaz de gerar atividade econômica e emprego". "O Brasil está subcontratado de energia velha, cara e suja. É mais barato, a meu ver, pagar a multa da descontratação contratual desta energia do que suspender leilão de energia renovável", disse.

Cinco eixos – Na reunião, o senador retomou também o debate sobre os cincos grandes eixos de trabalho do colegiado. Entre eles, energia elétrica e transportes.  "Para que possamos ter um diagnóstico e uma proposta de solução, interagindo com o ministério e as autoridades locais competentes", explicou o parlamentar. "Não podemos ver uma cena que todos os anos se repete: o Brasil bate recorde de safra agrícola, mas caminhões ficam atolados em alguns pontos que, via de regra, são os mesmos", acrescentou.

Foto: Vagner Carvalho
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)