Amazonas adota dia D de Mobilização Estadual Contra o HPV, o vírus causador do câncer de colo uterino


O câncer de colo uterino é o de maior incidência entre as amazonenses e também o que mais mata mulheres no Estado. Para intensificar o combate à doença, o Governador José Melo instituiu a "Semana Estadual de Conscientização sobre o Vírus do Papiloma Humano – HPV" (Decreto nº 37.696, de 10/03/2017). A data é alusiva ao nascimento do médico virologista alemão Harold zur Hausen, ganhador do prêmio Nobel de Medicina em 2008, por ter identificado, em 1983, a relação do HPV com esse tipo de neoplasia maligna. 


Para chamar a atenção da sociedade sobre o câncer de colo uterino, os cuidados preventivos e o diagnóstico precoce da doença, neste sábado (11), no município de Iranduba, distante 28 quilômetros da capital, acontece o lançamento do Dia "D" de Combate ao Câncer de Colo de Útero, que irá reunir diversas atividades de sensibilização e de cidadania. "Temos diversas ações e iniciativas a serem desenvolvidas na capital e no interior e, tenho certeza, de que vamos caminhar para reduzir e combater os altos índices da doença em nosso Estado. E para isso vamos envolver todos os órgãos e a população para juntos vencermos essa doença que tem acometido tantas mulheres", declarou o Governador José Melo.  

Com o apoio da Presidente de Honra do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira dama, Edilene Gomes de Oliveira, a mobilização em torno da o Dia "D" terá uma programação coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), que se inicia às 9h, com uma caminhada saindo do Campo de Futebol Morada do Sol (Rua Amazonino Mendes, 26, bairro Integração), próximo a Escola Municipal Noemi Santos Pereira.

A caminhada, que tem como madrinha a primeira dama do Estado, se encerra na Casa de Sara (Rua dos coqueiros, 84, bairro Integração) com um ato público sobre o HPV no Amazonas e abordagem socioeducativa e a distribuição de materiais informativos acerca do assunto. Nesse mesmo local, também haverá ação de cidadania com emissão de certidão de nascimento, RG, CPF, fotografia e reprografia (xerox).

Além disso, a Unidade Móvel da Rede de Serviços da Mulher estará no local com atendimento jurídico de orientação às mulheres em situação de violência e rodas de conversa sobre direitos da mulher.

Vacina – O Amazonas foi o primeiro Estado da Federação a disponibilizar, em 2013, a vacinação gratuita na rede pública de saúde contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A imunização foi voltada, primeiramente, para meninas entre 11 e 13 anos de idade. Neste ano, a vacina passou a ser disponibilizada para meninos com idade, entre 12 e 13 anos. Cerca de 84,3 mil meninos nessa faixa etária devem ser vacinados no Amazonas.  O HPV é, atualmente, o vilão da saúde feminina, pois é responsável pela totalidade de casos de câncer de colo uterino na população, tipo da doença que é 100% prevenível. Ele também é responsável por 80% dos casos de câncer de pênis no Amazonas e é considerado fator de risco para os cânceres de ânus e o de garganta.

"Temos um desafio grande, mas será possível de vencer. É hora de alertar a população para os cuidados com a saúde, principalmente contra o câncer de colo uterino. Não é aceitável ocuparmos o primeiro lugar nos casos dessa doença. Vamos unir as forças e batalhar para a redução e sensibilização a respeito desse assunto", disse a médica ginecologista da FCecon, Mônica Bandeira de Melo.
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) já finalizou a entrega dos lotes de vacinas contra o HPV para que os 61 municípios do interior do Estado iniciem a vacinação de meninos com idade de 12 e 13 anos. A vacina faz parte do novo calendário de vacinação dos adolescentes e é disponibilizada para os estados e municípios pelo Ministério da Saúde. A vacina contra o HPV é aplicada em duas doses. O adolescente que estiver na faixa etária de 12 e 13 anos toma a primeira dose e, seis meses depois, toma a segunda. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos municípios do interior.
Citologia em meio líquido – Um projeto encabeçado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão do Governo do Estado, visa adotar a Citologia em Meio Líquido, para a realização de exames preventivos que podem detectar a presença do HPV no colo do útero e evitar o desenvolvimento do câncer nessa região. O método é bastante eficaz na análise do material coletado durante o Papanicolau e já é utilizado na rede privada. 

Dados – A luta pela redução da incidência do câncer de colo uterino tem chamado a atenção das autoridades governamentais e a sociedade civil. Por ano, somente no Brasil, quase 6.000 mulheres morrem por esse tipo de câncer e outros 16 mil casos novos são descobertos. Em 2016, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) registrou 250 óbitos de mulheres com  câncer de colo uterino. Em 2013 foram 279 casos, sendo 208 na capital; em 2014 ocorreram 287 óbitos, sendo 216 na capital e em 2015 foram registradas 277 mortes, sendo 200 casos em Manaus. 
Na taxa bruta de incidência, o Estado do Amazonas registra 37 casos de câncer de colo uterino para cada 100 mil mulheres. A cidade de Manaus tem 53 casos para casa 100 mil habitantes. Conforme a FCecon, o Câncer de colo de útero figura como o que mais comum no Estado, em seguida vem o de rins, mama e estômago.

Serviço

Assunto: Lançamento do Dia "D" de Combate ao Câncer de Colo de Útero
Quando: 11 de março (sábado)
Onde: Campo de Futebol Morada do Sol (Rua Amazonino Mendes, 26, bairro Integração), próximo a Escola Municipal Noemi Santos Pereira.
Hora: Concentração às 8h
Contatos: Assessora da primeira dama do Estado, Roberta Bindá (99114-8841) e Assessora da Sejusc, Renata Felix (99103-5787)

FOTOS - ALFREDO FERNANDES E ROBERTO CARLOS / SECOM

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato