Rio Preto da Eva recebe apresentação de investimentos para a piscicultura

Mais de 100 piscicultores do município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) participaram no último sábado, 19 de fevereiro, do 1° Encontro de Piscicultura da região. Promovido pela prefeitura do município em parceria com o Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror - Idam, Adaf, Sepa e ADS -, o encontro serviu, também, para apresentar aos piscicultores as propostas de investimento para o setor dentro da Nova Matriz Econômica Ambiental. 

 

O município, segundo o secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepa, Tomás Sanches, será contemplado com a construção de 150 hectares de viveiros escavados. Os investimentos seguem a proposta do Governo do Amazonas dentro da Matriz Econômica que tem como carro chefe, no município, alavancar a produção de pescado. 

 

"Rio Preto da Eva é apontado no país e no Amazonas como um dos maiores produtores de pescado. A proposta do governo é trabalhar com o potencial dos municípios alavancando a economia local. Por isso os investimentos para esse setor estão integrados num trabalho em parceria com a prefeitura local", destacou Tomás.

 

Outras áreas também serão reforçadas, de acordo com Tomás, entre elas a Assistência Técnica (Ater), através do Idam, a orientação necessária para que os produtores possam realizar qualquer tipo de financiamento seja pelo Banco do Povo ou do Fundo de Promoção Social (FPS) e outros meios que facilitam e fortalecem o trabalhador do campo. 

 

Além do anúncio dos investimentos, o encontro debateu três pontos importantes para o setor: a Proposta para a Piscicultura Familiar de RPE, com o chefe de Departamento do município, o Licenciamento Ambiental na Piscicultura Familiar e o custo de produção na Piscicultura Familiar. 

 

Produção - Anualmente Rio Preto da Eva produz mais de 8 mil toneladas de pescado movimentando em torno de R$ 50 milhões. A área de produção no município chega a 500 hectares. Como maior produtor de pescado do Estado, a cidade abastece o mercado dos municípios da região metropolitana de Manaus que compreende: Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Presidente Figueiredo e Novo Airão. Sendo a capital amazonense a maior consumidora do produto com que aproximadamente 50 toneladas.   

 

O produtor - Para o piscicultor, Johames Guimarães, que participou do encontro, os investimentos vieram em boa hora. "Esse apoio vai motivar os piscicultores a fazerem novos tanques e a produzir mais peixes. Vamos poder colocar os alevinos doados pelo Governo do Amazonas em novas áreas aumentando ainda mais nossa produtividade, mas o que nos motiva ainda mais é saber que vamos ter o acompanhamento técnico do Idam", comentou.

 

Johames possui uma propriedade localizada na Estrada Velha, km 96, conhecida como o Sítio do Guima. No local, são três tanques escavados cada um com dois hectares. As espécies criadas são: tambaqui, pirarucu e curumim. Sua produção média de tambaqui é de três toneladas a cada três meses. Sua demanda de produção abastece feiras da região metropolitana de Manaus e cozinhas industriais. 

 

FOTOS: Lucas Silva/Sepror 

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato