Governador José Melo ressalta a importância da relação diplomática entre Brasil e Colômbia para o combate do narcotráfico nas fronteiras entre os dois países

Em Destaque
Por -
0

Durante a visita dos ministros da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, e da Colômbia, Luiz Carlos Villegas, em Manaus nesta terça-feira, 31 de janeiro, no Comando Militar da Amazônia (CMA), Ponta Negra, zona oeste, o governador José Melo reforçou que a parceria diplomática entre países vizinhos deve fortalecer o trabalho da segurança pública em relação aos problemas nas fronteiras. O encontro serviu para ampliar os acordos de cooperação e o combate aos problemas fronteiriços entre os dois países.

 

"É fundamental esse relacionamento diplomático que o Brasil está tendo com os países onde se produzem mais de 90% da cocaína que o mundo consome, no caso da Colômbia, Peru e Bolívia. Estamos no caminho correto para resolver os problemas internos do país. Em nosso Estado, a grande maioria das ocorrências policiais tem a ver com o tráfico de droga, e se a gente conter as drogas na fronteira com o aparato policial que temos, vamos dar um grande avanço na segurança pública"

 

O governador José Melo ainda ressaltou a importância do Governo Federal no combate ao narcotráfico nas fronteiras da Amazônia Legal. "Eu vejo com enorme alegria a postura do presidente da República que teve a coragem de enfrentar o problema da criminalidade e o tráfico de drogas da forma como está sendo enfrentada. Se não contermos a fronteira não tem como resolver o problema aqui (Amazônia). Portanto, eu vejo as forças armadas, por orientação do presidente, já se organizando para essa tarefa. Vejo que o futuro é o livramento de muitas famílias das drogas", afirmou José Melo.

 

BR-319 – Em relação à rodovia BR-319, o governador José Melo enfatizou que um projeto de desenvolvimento ambiental vem sendo construído para auxiliar os trabalhos na região com o apoio do Governo Federal e o Exército brasileiro. "Só vamos conseguir a BR-319 em cima de um conceito de desenvolvimento integrado da Amazônia olhando a preservação ambiental. Esse projeto está sendo conformado a muitas mãos por orientação do presidente da República, que irá lançar brevemente esse projeto para todos os Estados que vivem esse drama, como o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, porque ali entra droga pelo Paraguai. O Exército se prontificou com recursos, garantido o trecho do meio que são os 400 quilômetros, sem retirada de árvores e animais", explicou o governador.   

 

Acordos - Entre as medidas consolidadas do acordo bilateral entre Brasil e Colômbia na reunião, está a integração na área da inteligência com o tráfego de informações de maneira contínua sobre os trabalhos de interesse comum, envolvendo desde os postos de fronteiras de Brasil e Colômbia até os ministérios em Brasília. Além disso, foi fortalecido o diálogo entre os dois países sobre o combate ilegal de mineração e a intensificação das fiscalizações sobre imigrações que favorecem o transporte ilícito de pessoas e drogas nas fronteiras.

 

Um dos acordos mais celebrados pelo ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, está a disponibilização de informações por parte da Colômbia sobre a questão de armas. "A Colômbia, para nossa satisfação e alegria, se dispôs a compartilhar todos os dados referentes à entrega de armas, e isso representa algo que é uma conquista não somente para a fronteira da Amazônia, mas também para todas as nossas metrópoles. Existe ainda um temor de que armas, frutos do processo de paz, possam migrar para as nossas cidades, e com essa abertura que nos foi dada pelo ministro da Defesa da Colômbia podemos ter agora informações precisas sobre a estimativa da entrega de armas de forma que possamos ter as informações necessárias para os controles a serem desenvolvidos".

 

Esse foi o primeiro encontro de uma rodada de conversas bilaterais sobre Defesa com os países da América do Sul, no âmbito da diretriz de ampliar a cooperação no combate aos problemas transfronteiriços. Dentro de quatro meses deve ocorrer um próximo encontro para fazer o monitoramento dos acordos realizados em Manaus.

 

Condecoração – O ministro da Colômbia, Luiz Carlos Villegas, foi condecorado com a Comenda de Ordem do Mérito da Defesa pelo apoio prestado ao acidente aéreo que vitimou 71 brasileiros, em novembro passado, com o time da Chapecoense. 

FOTOS: BRUNO ZANARDO/SECOM




Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)