Coari é uma das 15 cidades do Amazonas que recebem 'Selo Unicef de Município Aprovado' por avanços nos indicadores sociais

Em Destaque
Por -
0

O Amazonas deu um passo importante para o avanço das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. O Estado teve 15 cidades certificadas pelo "Selo Unicef de Município Aprovado" concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. A novidade foi anunciada na manhã desta quinta-feira, 2 de fevereiro, durante uma reunião entre o governador José Melo e o chefe da Plataforma Amazônia do órgão internacional, Unai Sacona.

"A garantia dos direitos infantis é uma prioridade do nosso governo. Esses ótimos resultados são prova disso. A atenção dada para este setor, por nossa gestão é vista diariamente, principalmente no nosso querido interior do Estado, que mais precisa de ajuda", disse José Melo.

Para reforçar ainda mais os serviços sociais e de assistência ofertados pelo Estado, Melo lembrou que, em abril, irá lançar o programa de proteção "Todos Pela Vida", que terá investimentos iniciais de R$ 30 milhões. "Vamos criar um guarda-chuva de assistência envolvendo as mais diversas áreas, como a Cidadania, Saúde, Educação, enfim, garantir que até a mais distante comunidade possa ser beneficiada", afirmou o governador.

Exigências para obtenção do Selo - Para obter a certificação do Unicef, que teve o processo iniciado em 2013, além de aderir à iniciativa, os municípios amazônicos deveriam avançar em três eixos específicos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Também foi obrigatória a realização de dois fóruns comunitários para dialogar com a sociedade e a formação de um comitê intersetorial municipal.

"Estes municípios tiveram de se organizar e mostrar avanços em indicadores como Saúde e Educação. Além disso, tiveram de implementar várias propostas em pelo menos três áreas de direitos sociais e trabalhar o combate ao mosquito Aedes aegypti. Esses avanços foram registrados nestas 15 cidades", explicou o chefe da Plataforma Amazônia do Unicef, Unai Sacona.

De acordo com ele, 52 municípios do Estado participaram da certificação e todos apresentaram avanço. "O fato de alguns ainda não terem recebido o selo, não quer dizer que os indicadores não melhoraram. Muito pelo contrário. Podem ainda não ter recebido o título do Unicef, mas já estão avançando e desenvolvendo estratégias para a próxima edição, que inclusive já está em andamento", completou Unai.

Certificação – O Selo é uma estratégia desenvolvida pelo Unicef para garantir o direito à saúde, educação, proteção e participação social às crianças e adolescentes excluídos e vulneráveis de centenas de cidades do Brasil. Em 2013, 1.502 municípios do Semiárido brasileiro e 806 da Amazônia, dos quais 611 aceitaram o desafio de reduzir as desigualdade, foram convidados a participar da certificação.

Conheça os municípios amazonenses com o Selo do Unicef:

Itacoatiara

Manacapuru

Humaitá

Presidente Figueiredo

Anamã

Benjamin Constant

Borba

Careiro da Várzea

Itapiranga

Manicoré

Maués

Nova Olinda do Norte

Fonte Boa

Ipixuna

Coari

FOTOS: BRUNO ZANARDO/SECOM





Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)