Policiais de folga são convocados para reforçar buscas por detentos foragidos, diz Sérgio Fontes

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, afirmou, nesta terça-feira, 3 de janeiro, que pedirá apoio das Forças Nacionais de Segurança se houver necessidade, mas avaliou que o cenário é de controle da situação no sistema penitenciário em Manaus. Policiais civis e militares do Estado, que estavam de folga, foram convocados para atuar na força tarefa de reforço da segurança, investigações e na recaptura de foragidos.

"Não é que o Estado do Amazonas recusou a Força Nacional. Neste momento, ela não é necessária. Se for, não teremos problema nenhum em pedir. Acho que a população, a sociedade está acima de qualquer interesse. O governador pedirá, se houver necessidade. Estamos com o sistema sob controle. Hoje vamos provavelmente começar a entregar os corpos", disse.

Até o início da tarde, 54 detentos que haviam fugido do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) foram recuperados. "Temos várias informações que estão sendo checadas neste momento. Policiais de folga foram chamados a trabalhar e temos muitas equipes nas ruas pegando os presos", afirmou o secretário.

Barreiras móveis da Polícia Militar estão sendo colocadas em pontos da cidade, rodovias estaduais e na BR 174, estrada que liga Manaus a Boa Vista (RR). O trabalho envolve o setor de inteligência da SSP-AM e também conta com o apoio de denúncias anônimas.

Fontes disse que o inquérito que vai apurar quem liderou a rebelião no Compaj está em andamento e está nas mãos do delegado Ivo Martins, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros. A SSP-AM já possui nomes de alguns envolvidos, mas aguardará a finalização do inquérito para divulgação. Esses detentos serão transferidos para presídios federais, conforme anunciou o governador José Melo na noite desta segunda-feira, 2 de janeiro.

 

Liberação dos corpos – "À medida que eles forem identificados, serão liberados. A Seas já foi designada pelo governador para apoiar as famílias. O auxílio funeral já foi liberado e nós vamos juntamente com a Defensoria e a PGE tratar das indenizações cabíveis", disse Fontes.

 

Para a liberação rápida dos corpos, há um regime de plantão no Instituto Médico Legal (IML), com o apoio de peritos da Polícia Federal.

 

Governador José Melo determina que área social preste apoio aos funerais de detentos e PGE comece trâmites para indenizações

O Governo do Amazonas montou um grupo de trabalho integrado pelas pastas ligadas à área social – Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) – além da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para tratar das questões referentes ao funeral, sepultamento e apoio social e psicológico às famílias dos detentos mortos durante as ocorrências nas unidades prisionais de Manaus.

A secretária estadual de Justiça e Cidadania, Graça Prola, informou que, conforme a liberação dos corpos, a Sejusc vai apoiar no transporte para locomoção das famílias durante o velório e o sepultamento, enquanto a Seas ficou responsável pelos custos referentes ao funeral. No IML de Manaus, a Seap está acompanhando o processo de identificação dos corpos das vítimas com apoio das famílias, que estão recebendo acompanhamento social e psicológico no local.

A determinação foi dada pelo governador José Melo na manhã desta terça-feira, 3 de janeiro e se estende também à questão das indenizações, que está sendo tratada pela  PGE. A procuradora-geral Heloysa Simonetti, afirmou que os trabalhos no órgão já começaram e nos próximos dias ocorrerão reuniões com a direção da Seap e membros da Defensoria Pública do Estado (DPE) para estipular os procedimentos a serem seguidos para o pagamento das indenizações.

FOTOS: VÍTOR SOUZA/SECOM




Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato