Atletismo abre a temporada 2017 com a 3ª Copa Manaus de Cross Country, na Vila Olímpica

Em Destaque
Por -
0

Obter o Outlook para Android



---------- Forwarded message ----------
From: "Redacao Secom" <redacao@secom.am.gov.br>
Date: Thu, Jan 5, 2017 at 4:35 PM -0400
Subject: ESPORTES - Atletismo abre a temporada 2017 com a 3ª Copa Manaus de Cross Country, na Vila Olímpica
To: <">"destinatarios nao divulgados" >




Atletismo abre a temporada 2017 com a 3ª Copa Manaus de Cross Country, na Vila Olímpica

 

Mais de 200 atletas são esperados para iniciar a temporada 2017 do Atletismo. Isso porque, dia 21 de janeiro acontece a Copa Manaus de Cross Country, um verdadeiro teste de resistência aos participantes. A prova inicia às 7h na Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, e o evento é uma realização da Federação Desportiva de Atletismo do Amazonas (Fedaeam) e recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

 

A Copa chega a seu terceiro ano consecutivo e terá o percurso de 7 quilômetro. A competição ocorrerá nas dependências da Vila e o circuito terá obstáculos naturais, como folhas, vegetação fechada, umidade, galhos, pedras, descidas e subidas elevadas.

 

"Vamos ter na prova vários obstáculos, árvores, terrenos acidentados, entre outros, o que vai forçar o condicionamento do atleta e a atenção dele, algo que será um requisito indispensável, pois qualquer deslize pode fazer o participante prejudicar seu desempenho, ou até mesmo se lesionar.  Para garantir a seriedade da competição, vamos ter fiscais e isso vai proporcionar uma prova segura para todos e justa", disse a organizadora e presidente da Fedaeam, Marleide Borges.

 

Os competidores vão largar da pista de atletismo, passando pelo kartódromo, chegando às quadras esportivas e retornando para o local de início. Todos os participantes que completarem o percurso serão premiados com medalhas. Para os três primeiros colocados serão troféus e medalhas.

 

Inscrições - Aqueles que desejarem participar, as inscrições para a Copa Manaus de Cross Country estão abertas até a próxima segunda-feira, dia 16, por meio do site http://www.assessocor.com.br/, ao valor de R$ 55 + R$ 5,00, de taxa de administrativa.

 

Cross Country - O cross country originou-se na Inglaterra, no começo do século 19. Era um jogo chamado "caça ao coelho" ou "caça ao papel", em que o corredor, ou grupo, tinha que marcar uma trilha com pedaços de papel e fazer o circuito completo sem errar.

 

A primeira competição que se tem notícia aconteceu em 1837, na Crick Run, em um campo de uma escola de rugby. Devido ao sucesso, outras escolas começaram a realizar um encontro similar entre os alunos, até se firmar nas Universidades de Cambridge e Oxford.

 

O cross tornou-se parte do programa Olímpico em 1912, 1920 e 1924, mas foi retirado posteriormente.  No final da década de 70 e início dos anos 80, por iniciativa do professor Manoel Antônio de Toledo Pires foram promovidas provas de cross country nos parques do Ibirapuera, do Carmo e no Pico do Jaraguá, para atletas mirins e infanto-juvenis de escolas, associações e clubes. De lá para cá, a modalidade tornou-se tradicional nacionalmente.

 

FOTOS: MAURO NETO/SEJEL

 

Contatos para imprensa

 

Marleide Borges – 99108 4095


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer - Sejel

Responsável: Nathalia Silveira - (92) 98157 3351

Anderson Silva -  (92) 99173 7780

Endereço: Avenida Pedro Teixeira, número 400, Fundação Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro | CEP: 69040-000, Manaus –AM | Fone:  (92) 3238-9210 / 98842-9609

asscomsejel@gmail.com | www.amazonasesporte.am.gov.br  | www.facebook.com/sejeloficial?ref=hl | @sejelam

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)