Amazonas deve vacinar 84 mil meninos contra o HPV

Em Destaque
Por -
0

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) já finalizou a entrega dos lotes de vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para que os 61 municípios do interior do Estado iniciem a vacinação de meninos com idade de 12 e 13 anos. A vacina faz parte do novo calendário de vacinação dos adolescentes e é disponibilizada para os estados e municípios pelo Ministério da Saúde.

 

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, explica que a vacina já está disponível nos municípios e que é responsabilidade dos pais levar os meninos para serem vacinados. "Os pais precisam assumir essa responsabilidade e levar esses meninos, na idade de 12 e 13 anos, para tomar a vacinar ganhar a proteção contra o HPV".

 

A vacina contra o HPV é aplicada em duas doses. O adolescente que estiver na faixa etária de 12 e 13 anos toma a primeira dose e seis meses depois toma a segunda. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos municípios do interior.

 

Campanha nas escolas - Izabel Nascimento informa ainda que a FVS está tratando junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para realizar uma campanha de vacinação dentro das escolas, assim que tiver início o ano letivo nas escolas da rede estadual de educação no interior. "Nós já utilizamos essa estratégia de vacinar nas escolas, quando iniciamos a vacinação de meninas contra o HPV, e fomos muito bem sucedidos, com muitas meninas vacinadas e protegidas", declara Izabel.

 

O secretário de estado de saúde, Pedro Elias de Souza, explica que a vacinação dos meninos contra o HPV é extremamente importante, pois o vírus é transmitido através de relações sexuais e o Papiloma Vírus Humano (HPV) é o principal causador do câncer de cólon do útero. "O câncer de colón do útero é o de maior incidência entre as mulheres no Amazonas. A vacinação desses meninos é uma ferramenta poderosa para combatermos essa doença e nós pedimos aos pais que vacinem seus filhos e garantam a proteção contra o vírus".

 

Um total de 84.350 meninos com idade entre 12 e 13 anos devem ser vacinados em todo o estado do Amazonas este ano.

 

O Ministério da Saúde também determina que sejam vacinados meninos e homens com idade entre 9 e 26 anos, da categoria específica de pessoas vivendo com HIV/Aids. Para essa população específica o esquema de vacinação é diferenciado, estando completo com três doses da vacina.

 

Meningite C - O novo calendário de vacinação dos adolescentes também comtempla a vacinação de meninos e meninas com idade entre 12 e 13 anos contra a Meningite C. A vacina é aplicada em dose única e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

"É muito importante que os pais levem os adolescentes a uma unidade de saúde, com a caderneta de vacinação, para que atualizar essa caderneta e receber as doses dessas novas vacinas. A vacina é gratuita e a única proteção garantida contra essas doenças", garante Izabel Nascimento.

 

Um total de 166.291 adolescentes deverão ser imunizados contra a Meningite C, em todo o Amazonas.

 

Manaus - Em Manaus, as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), da rede municipal, e nos 12 Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), da rede estadual de saúde.



Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)