APÓS 1 ANO E 8 MESES CHEGA AO FIM GESTÃO DE MAGALHÃES EM COARI

Em Destaque
Por -
0

O legado de Magalhães em um breve resumo,  um registro para a história. 


Magalhães e Clemente quando tomaram posse em abril de 2015. 

Amanhã chega ao fim a gestão do prefeito Raimundo Magalhães,  em Coari.  Mais um ciclo da política coariense que se encerra, um período de transição política após uma eleição que determinou a mudança de prefeito em Coari. Magalhães e seu vice-prefeito Clemente administraram o município de Coari de 16 de abril de 2015 até o dia 31 de Dezembro de 2016,  uma administração que durou cerca de 1 ano e 8 meses de mandato.

Quando assumiu,  o município de Coari estava com o ano letivo paralisado tanto na Zona Urbana quanto na zona rural. Magalhães iniciou o ano letivo. Aprovou o Plano Decenal da Educação e em Junho de 2015 lançou um Plano de Recuperação da Infraestrutura do Município denominado Coari Urgente na oportunidade em que realizou reformas em prédios públicos, lançou programas municipais com  sua assinatura,  concedeu aposentadorias, entregou benefícios e promoveu a entrega de benefícios as famílias atingidas pela grande enchente que varreu o município,  principalmente a Zona Rural. Reformou e inaugurou escolas na Zona Rural,  através da Secretaria de Desenvolvimento Rural pelo menos 70 comunidades foram beneficiadas diretamente através de obras.


Acompanhando as matérias publicadas há época de sua gestão observamos que houve um investimento em médicos especialistas que atenderam milhares de pessoas na Policlínica e no Hospital Regional de Coari. Cirurgias oftalmológicas foram feitas, assim como cirurgias de lábios leporinos. Construiu a Praça do Campo do Oriente e asfaltou a entrada do Bairro Grande Vitória. Reformou a feira,  realizou diversas Ações de Cidadania na Zona Rural e Urbana com atendimentos médicos,  retirada de documentos pessoais entre outras ações.

UBS Fluvial será um legado para a próxima gestão.  Já está quase concluída. 

Conseguiu estabelecer Um parceria com o governo do Estado.  O governador José Melo esteve duas vezes em Coari durante sua gestão e garantiu a execução de duas importantes: a Escola de Tempo Integral e a tão esperada Ponte do Pêra que finalmente tornou-se um realidade dentro da gestão de Raimundo Magalhães.

Mas a gestão de Raimundo Magalhães foi marcada pela crise que afetou o Brasil nos últimos anos.  Os reflexos da crise levaram o prefeito a tomar medidas impopulares como redução de número de secretarias, redução de valores de assessorias e de número de assessorias,  até o salário de prefeito e vice-prefeito foram cortados.  A crise só aumentou com o passar do tempo juntamente com a queda de arrecadação, o o que resultou em parcelamento de salários e posteriormente salários atrasados. O impacto político das medidas de contenção de custos foi o mais negativo possível,  e a consequência foi não conseguir a reeleição.

Após a eleição os problemas se acirraram.

Em um município tão dependente do poder público e não habituado a passar por crises financeiras os impactos foram profundos.

Coari é uma cidade dividida politicamente por posicionamentos apaixonados sobre lados opostos. Conseguir ser prefeito do município é um feito para poucos,  no entanto mais difícil do quer conseguir ser prefeito é se manter no cargo. Magalhães deixa,  portanto o cargo de mandatário para ser avaliado pela história.

Perguntado sobre o fim de seu mandato, Magalhães pediu desculpas aos cidadãos de Coari pelos problemas que não conseguiu resolver. "Peço desculpas a todos pelos problemas que não consegui resolver. Tentei até os últimos momentos conseguir a liberação dos recursos do PERCENTUAL DO Royalties do Estado e da DIFERENÇA DO ROYALTS COARI para com estes recursos atualizar o pagamento dos funcionários, mas isto não foi possível em virtude da não liberação destes recursos, mesmo assim tenho a satisfação de dizer que fizemos uma administração sem escândalos jurídicos ou políticos. Me despeço da administração do município desejando boa sorte ao próximo gestor, dentro de um espírito público que deve haver nestes momentos de transição política".
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)