Fwd: CIDADES - Estudante da rede pública estadual é selecionado no Programa Jovens Embaixadores e participará de intercâmbio nos Estados Unidos

Everton Tiago Rocha de Negreiros, de 17 anos de idade, foi um dos 50 estudantes em todo o Brasil selecionados para participar do “Programa Jovens Embaixadores 2017”. Aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ruy Araújo, localizada no bairro da Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, Everton participará de um intercâmbio de três semanas em Washington, nos Estados Unidos. Everton foi escolhido entre mais de 18 mil estudantes de todo o Brasil.

 

Representando a rede pública do Estado do Amazonas, o estudante embarcará para Brasília no dia 10 de janeiro, de onde seguirá para a capital norte-americana. Dentre as atividades do programa, o aluno participará de reuniões com autoridades do governo dos Estados Unidos e líderes comunitários; visitará escolas e projetos sociais; participará de atividades de voluntariado e fará também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. 

 

Contente por ter sido escolhido entre mais de 18 mil concorrentes, Everton está otimista com o aprendizado que a experiência lhe proporcionará. “Com o intercâmbio, acredito que vou aprender bastante, inclusive coisas que os livros não ensinam. A convivência com outras pessoas vai me ajudar a aperfeiçoar minha fluência em língua inglesa, o que é muito bom para a futura carreira profissional que escolhi”, afirmou o estudante, que pretende cursar Letras em Língua Inglesa.

 

Troca de experiências

Durante o intercâmbio, além de conhecer a cultura norte-americana, Everton, assim como os demais estudantes selecionados no programa, fará uma apresentação sobre o Estado em que mora, destacando, dentre outras características, seus aspectos históricos, culturais e suas potencialidades. Para Everton, a troca de conhecimentos será muito favorável.

 

“Ao falar sobre o Estado do Amazonas, pretendo levar muito da nossa cultura, exaltando o potencial que temos, como a tecnologia. Essa experiência será muito válida, porque não só estarei levando um pouco da nossa cultura, mas também trarei muito aprendizado da cultura de lá”, explicou o estudante.

 

Sonho realizado

Incentivado a concorrer a uma vaga do programa pelo seu professor André Machado, Everton conta que esta foi a terceira vez que tentou participar do programa e uma das razões que o motivaram a não desistir era o sonho de infância em conhecer os Estados Unidos. Agora, entre os selecionados, o estudante afirma que está vivendo a realização desse sonho.

 

“Desde criança tinha o sonho de conhecer os Estados Unidos e agora, sendo um dos estudantes selecionados pelo programa, estou realizando esse sonho. Essa será uma experiência muito boa para mim, por isso incentivo outros jovens da rede estadual que também possuem esse sonho, a não desistirem e correrem atrás do seu objetivo”, mencionou Everton.

 

Jovens Embaixadores

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, fluência em Língua Inglesa, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

 

O programa é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos e conta com o apoio das secretarias estaduais de educação e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Desde sua criação, o programa proporcionou o intercâmbio a mais de 400 jovens brasileiros da rede pública.

 

FOTO: JHONNY LIMA/SEDUC



Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato