Pirarucu manejado será comercializado a preços populares na Sema

Em torno de 250 quilos de quilos de pirarucu salgado e seco estarão à venda, nesta sexta-feira, 21, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), zona Centro-Sul, a preços populares. O pescado é fruto de manejo legalizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Cujubim, a 1100 quilômetros de Manaus, e será comercializado por pescadores de famílias ribeirinhas que residem na unidade de conservação. A venda ocorrerá de 8h às 17h.

A manta do pirarucu será vendida a R$ 15 e o filé a R$ 18. A iniciativa segue as normas de manejo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e conta com autorização da Sema. Segundo o engenheiro de pesca e assessor da Sema, Flavio Ruben, o manejo do pirarucu estimula a conservação da espécie, gera renda para famílias de pescadores e contribui para a manutenção de estoques de peixes.

“Graças ao apoio das famílias das unidades de conservação a pesca ilegal, com a redução do estoque de pirarucu, tem sido combatida. É por meio do manejo que se consegue manter o estoque da espécie e os próprios ribeirinhos entendem a importância desse procedimento e lutam contra a pesca ilegal e comercialização do pirarucu de origem irregular. A Sema apoio essa iniciativa. E se não for fruto de manejo, com anuência da Sema e Ibama, ou a piscicultura, a pesca do pirarucu é proibida.”, destacou

Opções

No mesmo período, pescadores das RDS Mamirauá e Cujubim comercializarão pirarucu fresco e salgado na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, de 8h às 18h. No sábado, 22, a venda ocorrerá na Feira da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), no Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (Cassam), na avenida General Rodrigo Otávio, bairro Crespo, zona Sul, de 8h às 12h.

FOTO: JOSÉ NARBAES/SEMA

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato