Em média 300 atletas se prepararam para disputar, neste final de semana, dias 20 e 21 de agosto, a Copa Amazonas-Open Nacional de Karatê. O evento, que será realizado no Ginásio Renné Monteiro, na avenida Constantino Nery, S/N, bairro São Geraldo, zona Centro-Oeste, a partir das 9h nos dois dias, e vale vaga para a seleção amazonense 2017. A competição é uma realização da Federação Amazonense de Karatê (FAK) e recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

 

Pelo Open, estarão em disputa oito categorias, sendo Mirim, Infantil, Sub-14, Cadete, Júnior, Sub-21, Sênior e Máster, nas modalidades Kata e Kumitê, nos naipes feminino e masculino. Segundo o presidente da FAK, Washigton Melo, os atletas estarão sendo avaliados para compor a equipe estadual do ano que vem e pela categoria Sênior os melhores irão pontuar nacionalmente. “Todos os anos fazemos seletiva para a seleção amazonense. É uma forma de escolher os mais bem preparados e aqueles que, realmente, têm chances de se dar bem em competições nacionais, internacionais e locais. Não temos um número certo de classificados, mas isto é válido para todas as categorias, exceto para a Sênior, uma vez que esta irá ranquear a nível nacional. Por isso, será um evento bem disputado e que promete apresentações de alto nível técnico”, disse Melo.

 

Ainda segundo o titular da FAK, atletas do interior do Amazonas e de outros estados já estão confirmados na competição, como de Coari, Presidente Figueiredo, Borba, Manicoré, Parintins, Nova Olinda, Roraima, São Paulo, Pará e Maranhão. Aqueles que desejarem participar da Copa têm até esta quinta-feira, dia 18, para se inscrever pelos telefones 98121 3268 ou 99266 4894. Uma categoria custa R$50 e duas R$65.

 

“Nós estamos com atletas que tem chances de se destacar, principalmente aquelas que fazem parte da seleção brasileira, como as amazonenses Whitney Paloma e Natalia Cristine. São duas caratecas que treinam bastante, são focadas e experientes. Elas conquistaram a vaga para o time brasileiro em maio deste ano e vem honrado o posto. Confio nelas para elevar o nome do nosso Estado na Copa”, destacou Washigton.

 

FOTOS: MAURO NETO/SEJEL