CULTURA Galeria do Largo recebe a exposição 'Olhar que te olha'

De autoria de Dani Cruz, a exposição mostra fotografias que retratam a sensibilidade de um simples olhar.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, promove, a partir do dia 11 de agosto, a exposição “Olhar que te olha”, de autoria da fotógrafa Dani Cruz. A abertura acontece no dia 11 de agosto, a partir das 19h, na Galeria do Largo, localizada no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. A mostra vai até o dia 11 de setembro, e as visitações de terça a domingo, das 13 às 19h, com entrada gratuita.

Segundo a fotógrafa, a exposição se iniciou com um convite de uma amiga escritora que mora na Áustria e a convidou para expor suas fotos na apresentação de seu livro no Brasil. O projeto foi ganhando forma e crescendo por si só, na busca por olhares conhecidos e desconhecidos.

“Mergulhei fundo na procura por decifrar o verdadeiro ser humano por trás da aparência e fiquei encantada com essa experiência, pelas histórias que eu ouvi e senti, e vi que um olhar transmite muitas coisas, mas é preciso olhar com os olhos de um cego que, ao não enxergar, consegue sentir a essência do próximo”, afirma.

O curador da exposição, professor Otoni Mesquita, ressalta que o trabalho da fotógrafa é delicado, no qual a autora descobre e dialoga com transeuntes e amigos, cujos olhares captados pela câmera podem revelar histórias e sensações dos contatos.

“A exposição é um exercício expressivo que define escolhas e determina recortes. A Dani ensaia maneiras de recuperar, pelo olhar, histórias de pessoas que passam na paisagem local. O conjunto dessas fotografias pode ser interpretado como a afirmação de que cada um olha, de forma particular, porque cada um de nós carrega no olhar a própria história de vida”.

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a vida, mais que todos os saberes, é um componente importante da arte em todas as suas vertentes, principalmente a fotografia. “Na fotografia nós eternizamos momentos que não queremos mais esquecer, como uma formatura, um casamento, nossa família e várias outras coisas, mas é no olhar e na sensibilidade que o fotógrafo vai descobrir como fazer isso. O trabalho da Dani é espetacular, e tenho certeza que as pessoas que vierem prestigiar a exposição irão adorar fotografias tão lindas”.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato