10 de agosto de 2016

CULTURA Galeria do Largo recebe a exposição 'Olhar que te olha'

De autoria de Dani Cruz, a exposição mostra fotografias que retratam a sensibilidade de um simples olhar.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, promove, a partir do dia 11 de agosto, a exposição “Olhar que te olha”, de autoria da fotógrafa Dani Cruz. A abertura acontece no dia 11 de agosto, a partir das 19h, na Galeria do Largo, localizada no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus. A mostra vai até o dia 11 de setembro, e as visitações de terça a domingo, das 13 às 19h, com entrada gratuita.

Segundo a fotógrafa, a exposição se iniciou com um convite de uma amiga escritora que mora na Áustria e a convidou para expor suas fotos na apresentação de seu livro no Brasil. O projeto foi ganhando forma e crescendo por si só, na busca por olhares conhecidos e desconhecidos.

“Mergulhei fundo na procura por decifrar o verdadeiro ser humano por trás da aparência e fiquei encantada com essa experiência, pelas histórias que eu ouvi e senti, e vi que um olhar transmite muitas coisas, mas é preciso olhar com os olhos de um cego que, ao não enxergar, consegue sentir a essência do próximo”, afirma.

O curador da exposição, professor Otoni Mesquita, ressalta que o trabalho da fotógrafa é delicado, no qual a autora descobre e dialoga com transeuntes e amigos, cujos olhares captados pela câmera podem revelar histórias e sensações dos contatos.

“A exposição é um exercício expressivo que define escolhas e determina recortes. A Dani ensaia maneiras de recuperar, pelo olhar, histórias de pessoas que passam na paisagem local. O conjunto dessas fotografias pode ser interpretado como a afirmação de que cada um olha, de forma particular, porque cada um de nós carrega no olhar a própria história de vida”.

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a vida, mais que todos os saberes, é um componente importante da arte em todas as suas vertentes, principalmente a fotografia. “Na fotografia nós eternizamos momentos que não queremos mais esquecer, como uma formatura, um casamento, nossa família e várias outras coisas, mas é no olhar e na sensibilidade que o fotógrafo vai descobrir como fazer isso. O trabalho da Dani é espetacular, e tenho certeza que as pessoas que vierem prestigiar a exposição irão adorar fotografias tão lindas”.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.