Comunidades rurais de Coari recebem melhorias


A zona rural do município de Coari é conhecida por sua extensão.  As margens dos rios e lagos vivem muitas famílias que dependem de uma organização proveniente do setor público. A prefeitura é a responsável pela organização destas comunidades tendo a obrigação de construir escolas, fornecer a energia elétrica e água potável e outras benfeitorias.

Recentemente pelo menos 67 comunidades rurais de Coari foram beneficiadas com alguma ação de benfeitorias. Dentre elas 07 novos centros sociais foram construídos e mais 04 estão em construção e ainda outros 09 estão sendo recuperados. A educação dos ribeirinhos está sendo  contemplada com 11 escolas que  estão em construção, 09 que estão sendo recuperadas e 01 nova escola foi entregue. Para os trabalhadores da área de educação 03 novas residências para professores foram entregues.

Um dos maiores problemas das comunidades rurais mais distantes é a falta de energia elétrica. Nestas comunidades a geração de energia elétrica é feita através de geradores movidos à combustível diesel ou gasolina. Parar que muitas destas comunidades saíssem da escuridão total o poder público recuperou 48 geradores de energia elétrica.

Em muitas comunidades as ações foram mais abrangentes como é o caso do Barro Alto no Alto Solimões que de uma só vez recebeu a construção de um centro comunitário, casa dos professores, gerador de energia, motor bomba, tanque para armazenamento de água e conexões. Outro exemplo de múltiplas ações em uma única comunidade foi o que foi realizado em São João do Paricá com a recuperação dos geradores de energia, reforma da escola, reforma da biblioteca, construção da casa do motor de luz e outras benfeitorias na comunidade. Nestas 67 comunidades, as ações ajudaram as famílias a saírem do isolamento e do abandono.

A imensidão dos lagos e rios abrigam famílias e pessoas que sonham e que dependem da vida em comunidade para sobreviverem. Levar melhorias a estas comunidades é incentivar os moradores a continuarem vivendo no local. Além disto é necessário incentivar a agricultura familiar, gerar acordos de pescas para que haja desenvolvimento econômico nas comunidades rurais.

Comentários