21 de junho de 2016

PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA MUTIRÃO DE EXAMES OFTALMOLÓGICOS


 A Prefeitura de Coari, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM) através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã da última segunda-feira o inicio do mutirão de consultas oftalmológicas. A solenidade de abertura dos trabalhos contou com a participação dos pacientes agendados para o mutirão; as consultas acontecem na Policlínica Municipal, DR ROQUE JUAN DELLOSO, nos dias 20, 21,22 e 23 de junho e deve atender um total de 400 pessoas.

Os atendimentos são realizados através de encaminhamentos expedidos pelos profissionais da atenção primária e após serem examinados previamente pela médica oftalmologista Dra. Maristela Moss e sua equipe e havendo a necessidade do uso dos óculos, o paciente deverá ser encaminhado imediatamente ao oculista, onde é permitida a prova e escolha de armações, valorizando dessa forma a autoestima e qualidade de vida dos contemplados com a ação.

O Secretário Municipal de Saúde, Jani Kenta Iwata, destaca a importância da iniciativa para atender as famílias menos favorecidas.
“Somente quem usa óculos sabe avaliar o quanto é difícil conviver com deficiência de visão e não poder contar com os óculos, hoje agradeço essa parceria com o Governo do Estado, pois é papel do poder público municipal olhar para essas pessoas e atende-las nessa necessidade, proporcionando qualidade de vida e cidadania à nossa gente”, ressaltou Jani Kenta.

 O Secretário esclareceu ainda a origem dos recursos utilizados neste mutirão: “O dinheiro utilizado para a contratação da médica oftalmologista e aquisição dos óculos, é oriundo de recursos de uma parceria prefeitura/estado. Recursos estes que só puderam ter essa finalidade mediante um grande esforço da administração e secretarias, que contribuíram com a economia dos valores públicos nesse momento que estamos reestruturando as finanças de nosso Município”, informou o Secretário.

Através dos atendimentos, são detectados pacientes que necessitam de cirurgias de catarata e desta forma, são encaminhados para o processo cirúrgico, realizado no próprio município. Dados da SEMSA COARI afirmam que em 1 ano e 2 meses de gestão já foram realizados um número de cirurgias de catarata  maior que o realizado nos últimos 6 anos.

Reportagem: SABBÁ DE SOUZA
Setor de Comunicação SEMSA COARI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.