O TRABALHO INFANTIL NO CENTRO DAS DISCUSSÕES

Em Destaque
Por -
0


O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil teve dois duros concorrentes este ano. O primeiro concorrente foi o fato de cair em um pleno dia de domingo e o segundo foi o fato de neste domingo ter sido comemorado o dia dos namorados. Então, falar de trabalho infantil neste contexto ficou um pouco complicado. Por isso o debate sobre o tema caiu na segunda-feira e para ser sincero, todo o dia é dia de discutir temas que são de interesse da coletividade e principalmente se as crianças estiverem no foco da discussão. Então a segunda-feira, 13 de junho, calhou como um dia apropriado para debater sobre trabalho infantil.

No caso de Coari, a Prefeitura chamou a atenção para o assunto desde cedo nos programas de rádio, divulgando a importância de discutir o tema e de evitar que os direitos das crianças sejam desrespeitados. À tarde promoveu um debate sobre o tema no Auditório da UFAM. O tema não deixa de ser tabu, até porque tem muita gente que confunde exploração do trabalho infantil com atividade de aprendizagem. Discutir esta temática não é a mesma coisa que proibir menores de desenvolverem atividades laborais seguras e que não impeçam os estudos e o lúdico. Discutir este tema significa chamar a atenção da necessidade de combater seriamente a exploração da mão de obra infantil por adultos, evitar que as crianças sejam colocadas na condição de vulnerabilidade e acima de tudo é garantir que os direitos dos mesmos sejam respeitados.

Há casos de adultos que ficam em casa deitados enquanto as crianças estão nas ruas vendendo salgados e outros tipos de serviços, menores presentes em arredores de bares e casas noturnas, meninos e meninas sendo usadas para o "trabalho" sexual (enquanto adultos tiram proveitos financeiros dos mesmos), ou seja, casos e casos de exploração terrível de menores. Para isso é importante ao leitor está ciente que isto é errado e precisa ser denunciado, seja no conselho tutelar, nos Cras e Creas existentes no município, até mesmo no ministério público ou na justiça do trabalho e também pelo disque 100. Em Coari há uma rede de proteção funcionando, mas necessita da participação de todos.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)