13 de junho de 2016

O TRABALHO INFANTIL NO CENTRO DAS DISCUSSÕES



O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil teve dois duros concorrentes este ano. O primeiro concorrente foi o fato de cair em um pleno dia de domingo e o segundo foi o fato de neste domingo ter sido comemorado o dia dos namorados. Então, falar de trabalho infantil neste contexto ficou um pouco complicado. Por isso o debate sobre o tema caiu na segunda-feira e para ser sincero, todo o dia é dia de discutir temas que são de interesse da coletividade e principalmente se as crianças estiverem no foco da discussão. Então a segunda-feira, 13 de junho, calhou como um dia apropriado para debater sobre trabalho infantil.

No caso de Coari, a Prefeitura chamou a atenção para o assunto desde cedo nos programas de rádio, divulgando a importância de discutir o tema e de evitar que os direitos das crianças sejam desrespeitados. À tarde promoveu um debate sobre o tema no Auditório da UFAM. O tema não deixa de ser tabu, até porque tem muita gente que confunde exploração do trabalho infantil com atividade de aprendizagem. Discutir esta temática não é a mesma coisa que proibir menores de desenvolverem atividades laborais seguras e que não impeçam os estudos e o lúdico. Discutir este tema significa chamar a atenção da necessidade de combater seriamente a exploração da mão de obra infantil por adultos, evitar que as crianças sejam colocadas na condição de vulnerabilidade e acima de tudo é garantir que os direitos dos mesmos sejam respeitados.

Há casos de adultos que ficam em casa deitados enquanto as crianças estão nas ruas vendendo salgados e outros tipos de serviços, menores presentes em arredores de bares e casas noturnas, meninos e meninas sendo usadas para o "trabalho" sexual (enquanto adultos tiram proveitos financeiros dos mesmos), ou seja, casos e casos de exploração terrível de menores. Para isso é importante ao leitor está ciente que isto é errado e precisa ser denunciado, seja no conselho tutelar, nos Cras e Creas existentes no município, até mesmo no ministério público ou na justiça do trabalho e também pelo disque 100. Em Coari há uma rede de proteção funcionando, mas necessita da participação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.

A loja mais completa e o crediário mais fácil da cidade.
Vem pro Chora!

Pedidos On Line

Pedidos On Line

RIFÃO

RIFÃO
Mil reais Compra chora Pra Vender Fiado 1 ano de academia 1 Jantar a dois no shushiburger 1 Pct redução de medidas (5 sessoes massagem modeladora) Companhia de Estética e Beleza Magras 1 look Ele&Ela 1 ano academia SuarFit 1 combo suplementos Farma Norte (Cafeina, BCCA e Whey) 1 pacote cilios fio a fio natural +design de sobrancelhas completo + depilação: buço+axilas (Espaço beleza Joyce Nascimento) 1 Bronzeamento (Joyce Bronzeamento)

Vem pro Mundo das Delícias!

Vem pro Mundo das Delícias!
#LorinhoPizzaeSorvete PizzaDelivery: (97)9 8117-4097 (97) 9 8408-8097 (97) 9 8127-2257 (97) 9 9164-3178 3561-9474 97 8117-4097 (Whatsapp)