Projeto de Fomento e valorização da Cultura Literária Coariense

Em Destaque
Por -
0

Acreditando que a literatura é de fato uma manifestação artística indispensável para a formação cultural e social de um povo, a Prefeitura de Coari, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT está dedicando uma atenção especial ao Projeto de Fomento à Cultura Literária Coariense, criado com o objetivo de incentivar à criação, à produção e a difusão literária coariense.

O projeto funciona como uma espécie de estímulo à cultura ou promoção ao desenvolvimento cultural através do qual a SECULT incentiva à produção, o financiamento e a publicação de obras de autores coarienses, e ainda ajuda a difundir distribuindo gratuitamente nas escolas da rede municipal e estadual de ensino do município. E, por meio do Projeto Sexta Cultural, que reúne todos os segmentos da cultura local em eventos realizados em praças e ginásios da cidade, os autores têm a oportunidade de ter um contato direto com seus leitores e vice-versa.
Nos últimos 11 meses, o projeto já financiou a publicação de três livros, Saga Ribeirinha, Uma Literatura Coariense e A História e a Cultura Coariense nas Rimas do Cordel. "Saga Ribeirinha" é um livro de poemas de autoria do jovem poeta coariense, Alex Alves. Obra na qual o poeta expressa a solidão que o caboclo sente, os passamentos dos ribeirinhos, o sofrimento do povo nas mãos dos maus políticos e ainda ensina como fazer uma farinhada. Já, a obra "Uma Literatura Coariense" foi organizada numa parceria de Archipo Góes e Daniel Almeida, respectivamente secretário e assessor de comunicação da Secult. Com 100 páginas, o livro reúne 49 obras, em prosa e em versos, de autores coarienses que na sua maioria viviam no anonimato, mas também destaca o trabalho literário de três ícones da literatura coariense que pertenceram a escola literária Clube da Madrugada, Francisco Vasconcelos, José Coelho Maciel e Erasmo Linhares. 3 mil exemplares das obras foram distribuídos nas escolas do município.
Para o titular da pasta de Cultura e Turismo, Archipo Góes, que também é pesquisador, escritor e poeta, "com esse trabalho o atual Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está estimulando a fruição e a leitura literária, contribuindo, assim, para que a literatura que se utiliza da língua como um instrumento de comunicação e interação social, seja, pois, uma manifestação artística indispensável para a difusão da cultura e para a democratização do conhecimento", garante o secretário.

Daniel Almeida
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)