CIDADES - Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada até dia 10 de Maio

Em Destaque
Por -
0

Os criadores de bovinos e bubalinos de 41 municípios das regiões do Baixo e Médio Amazonas e do entorno de Manaus têm até o dia 10 de maio para vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa. A prorrogação do prazo tem anuência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e atende um esforço da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) de atingir 100% da cobertura vacinal nesta etapa, que iniciou dia 15 de março. A expectativa é de imunizar pouco mais de 500 mil animais contra a doença.


De acordo com o presidente da Adaf, Hamilton Casara, a prorrogação da campanha por mais dez dias é importante diante do momento de crise em que o país vem sofrendo. “Normalmente a campanha acontece num período de 45 dias, mas notamos que a questão financeira influenciou na baixa procura pela vacina nas casas agropecuárias e nas revendas feitas pelo Idam – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas, por isso, solicitamos a prorrogação ao MAPA, que foi sensível à causa”, esclareceu.

Casara reforçou também a importância econômica da imunização para o Estado. “Nós estamos há 12 anos sem ocorrência de aftosa no Amazonas, com a vacinação. Os esforços do Governo do Estado são para alcançar o status de livre da aftosa sem a necessidade de vacina. Isso significa um valor agregado de pelo menos 15% aos produtos como a carne, leite e o queijo, além de incrementar todo o país no cenário econômico mundial”, disse, ao acrescentar que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo.

O preço da vacina varia de R$ 1,50 a R$ 2,20 a dose. Além de vacinar o rebanho, o pecuarista precisa declarar a imunização nos escritórios locais da Adaf e/ou Idam para a validação e controle do Estado.

Nova etapa inicia domingo em 21 municípios


No próximo domingo, 1 de maio, inicia a segunda etapa de vacinação contra a aftosa em 21 cidades amazonenses. A solenidade oficial de lançamento acontecerá em Manicoré (distante 456,8 quilômetros de Manaus, pela rodovia BR-319), com participação de agentes do governo, prefeitura municipal e pecuaristas. A campanha se estende até o final de maio com meta de vacinar mais de 670 mil animais.

Os municípios a serem atendidos nessa etapa são: Barcelos, Canutama, Carauari, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Lábrea, Novo Airão, Pauiní, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá, Apuí, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e Presidente Figueiredo.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)