20 de maio de 2016

APOIO À COLETA SELETIVA GERA EMPREGO E RENDA EM COARI


A Prefeitura Municipal de Coari (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) em parceria com a Associação de Catadores de Coari enviou na última terça-feira (17) cerca de 40 toneladas de papelão, para reciclagem em Manaus.

O material que já vem sendo recolhido de forma organizada e desde Janeiro desde ano, contribui para a coleta seletiva consciente. Quando cidadãos recolhem o material das ruas de Coari, fazem a separação destes resíduos para que haja reaproveitamento. Entre os materiais separados estão além do papelão, o metal, plástico, alumínio, chumbo e cobre.
*EMPREGO E RENDA*
De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Alvimar Monteiro, a coleta seletiva de forma organizada está gerando emprego e renda, já que todo material coletado pelos catadores, são vendidos na capital e o valor arrecadado é dividido entre eles.

Ele explica ainda que o apoio dado pela Semmas a estes profissionais tem sido de suma importância e incentivo. "Eles são responsáveis em fazer a coleta e amarração dos fardos, para que possamos com apoio logístico enviar para às empresas em Manaus", explicou.
Para Monteiro, a destinação dos resíduos sólidos é uma forma de retirar os agentes poluentes do município de Coari, dando a eles um destino correto e sustentável.
*APOIO TOTAL*
O incentivo a coleta vai além do trabalho logístico. Ainda de acordo com o secretário, os catadores estão recebendo orientações, acompanhamento e capacitação com apoio técnico para o manuseio desses produtos. Dando assim a eles, mais segurança no trabalho de suma importância para o munícipio de Coari.
*AUMENTO DE PRODUÇÃO*
Em perspetiva de futuro, o secretário afirmou ainda que um trabalho de conscientização começará a ser feito nos comércios locais, para recolhimento de forma consciente de caixas de papelão.
Entre os pedidos feitos pela Semmas aos empresários é que todo comércio, possa ter uma caixa coletora, para que haja separação destes resíduos, facilitando a vida dos catadores e também contribuindo como cidadão de Coari.
Com todas estas iniciativas, a cidade em breve terá uma das maiores coletas seletivas já realizadas entre os municípios do interior do Amazonas, proporcionando qualidade de vida e mais emprego e renda para a população de Coari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.