7 de abril de 2016

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE COARI PASSA POR REESTRUTURAÇÃO


A Vigilância Sanitária do Município de Coari (VISA) passa por um grandioso processo de reestruturação. Exemplo disso é a capacitações aos servidores atuantes na área, para que eles possam realizar diversas atividades e uma delas é a fiscalização nos estabelecimentos da cidade a fim de minimizar os riscos à saúde pública.

Nesta quinta-feira (07), o Governo Municipal realizou mais um investimento no setor da Vigilância Sanitária, entregando fardamentos novos aos servidores e um veículo padronizado, tudo isso comprado através do fundo Municipal de Saúde.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Coari, José Alberto (Piteco), é o responsável por coordenar a equipe de trabalho.

"O objetivo de uma vigilância sanitária é agir de forma conjunta com a  comunidade,  não  só  como  forma  de  fiscalização,  mas  agindo  de  forma  preventiva  e  educativa.  Aqui  a  vigilância  está  passando  por  uma  grande  reestruturação  de  seus  processos,  organização  e  mapeamento  das  demandas,  a  fim  de  assegurar  aos  cidadãos  Coarienses serviços de qualidade", explicou.

José Alberto também agradeceu ao GOVERNO MUNICIPAL pela entrega do veículo, que por sua vez irá ajudar o setor a levar projetos para as escolas, comunidades e associações, realizando palestras, reuniões e campanhas, para que o cidadão tenha cada vez mais consciência das ações e possa se tornar um vigilante, ajudando a diminuir os riscos relacionados à saúde.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA


De acordo  com  a  lei  8080/90,  entende-se  por  vigilância sanitária  um  conjunto  de  ações  capazes  de  prevenir, diminuir  ou  eliminar  riscos  à  saúde,  bem  como  intervir nos  problemas  sanitários  decorrentes  do  meio  ambiente, da  produção,  da  circulação  de  bens  e  da  prestação  de serviços  de  interesse  da  saúde.  Portanto, ela está inserida no contexto do SUS e como tal está a serviço do cidadão, tendo uma característica preventiva.

A VIGILÂNCIA SANITÁRIA ATUA EM:

Locais de produção e comercialização de alimentos: bares; restaurantes; indústrias; produtores de laticínios; mercados; frutarias; açougues; peixarias, frigorífico etc.

Matéria: Setor de Comunicação SEMSA COARI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.