18 de março de 2016

IMPLANTADO SELO DO PROGRAMA DE BRIGADAS CONTRA O AEDES AEGYPTI EM COARI


A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em parceria com a secretaria municipal de Saúde, entregou nesta quinta-feira (17) o selo 2016 do Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti, uma iniciativa do Governo do Amazonas que tem como parceira a Prefeitura Municipal.
Em Coari diversas instituições estaduais, federais, municipais e privadas receberam o treinamento atingindo cerca de 200 servidores. Todas as instituições capacitadas já estão com as brigadas implantadas e aptas a receber o selo. Essas brigadas ficarão encarregadas de montar um cronograma de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, no local de trabalho.

A primeira Instituição a receber o selo do Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti foi a Unidade Básica de Saúde Enedino Monteiro, Localizada no Bairro do Pera I .Na ocasião, a UBS, com uma brigada composta por 3 servidores, recebeu o selo das mão da Coordenadora Estadual da Dengue Sra. Luzia Mustafá.
A Unidade Básica irá iniciar uma grande ação para mobilização social de combate ao mosquito em todo o Bairro. A coordenadora do Núcleo de Educação Em Saúde (NES) Dra. Ayla Crisna, ressalta a importância do engajamento de todos os órgãos públicos no combate ao Aedes aegypti.
"O Governo Municipal quer envolver todos nessa ação, que é muito importante e que, para ter sucesso, depende do esforço pessoal de cada um", disse ela.
Segundo a Coordenadora Estadual da Dengue da FVS-AM, Luzia Mustafá, os brigadistas têm um papel essencial na luta contra os possíveis focos do mosquito, pois os servidores são treinados pela Fundação, para identificar esse perigo presente nos órgãos e também em suas casas ,enfatizamos sempre a necessidade de realizarem o checklist, semanalmente, para eliminação dos criadouros do vetor.
Posteriormente, os membros da brigadas realizarão reuniões de instrumentalização, juntamente com a coordenação do Núcleo de Educação em Saúde, para informar, mensalmente, a situação local em relação às vistorias realizadas no ambiente de trabalho.
O selo tem a validade de 1 ano,  e a Instituição que descumprir as normas impostas pela FVS-AM, perderá o direito de possui-lo. A criação das brigadas nos órgãos públicos é uma determinação prevista em decreto assinado em janeiro pelo governador José Melo e chegou a Coari graças ao empenho do atual Gestor Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.