GERENCIA DE ENDEMIAS FAZ OPERAÇÃO DE CONTROLE DA DENGUE NO BAIRRO DO PERA


A Prefeitura de Coari através da Secretaria de Saúde e Gerencia de Endemias está realizando no bairro do Pera, uma operação de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue .

Entre as ações desenvolvidas está a borrifação, que tem o objetivo de eliminar os mosquitos na fase adulta. Para esta ação a Gerencia de Endemias conta com aparelhos de Ultra Baixo Volume (UBV), técnicos de endemias e os insumos necessários para o combate o vetor.
"O setor de vigilância do município realizou um levantamento para verificar os bairros com maior incidência do mosquito e também onde houve registros de casos da doença, então o bairro do Pera foi apontado com o maior número de infestação do mosquito; por isso iniciamos os trabalhos de Ultra Baixo Volume (UBV) nessa localidade, mas também iremos trabalhar e borrifar toda a cidade para eliminar a maior quantidade possível de mosquitos", explica o Gerente de Endemias do Município, Evandro Menezes, conhecido como Brother.
Evandro Menezes também explica que essa ação é importante para eliminar os mosquitos, porque é na fase adulta que eles estão prontos para transmitir a dengue. "O mosquito na fase adulta (alada) voa, se desloca de um local para outro transmitindo a doença para os seres humanos", disse.
Além dessa ação também está sendo realizado o trabalho de aplicação de biolarvicida, eliminação dos criadouros do mosquito e Palestras em todas as Escolas da Rede Pública do Município, sob a coordenação do Núcleo de Educação em Saúde (NES). "As equipes de agentes de endemias, juntamente com os agentes Comunitários de Saúde estão realizando palestras de conscientização nas Escolas e verificando a existência de criadouros e logo após eliminando; Também orientando os estudantes para não deixar condições para a procriação do mosquito", informa a Agente de Endemias Eliene Aparício.
O Governo Municipal investe na Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, Chycungunya e Zika Vírus em nosso município e apesar de ter um número pequeno de casos notificados à prevenção ainda é o melhor remédio; e é por isso que trabalha incansavelmente, para que as pessoas possam viver com tranquilidade.

Comentários