CÂMARA MUNICIPAL DE COARI IRÁ REDUZIR O NÚMERO DE VEREADORES

Em Destaque
Por -
1
Atualmente o número de vereadores em Coari é 15, redução irá deixar em 11 o número de parlamentares

O reflexo da crise econômica e da redução de repasses para o orçamento da Câmara Municipal de Coari pode levar os atuais legisladores do município a tomarem uma medida drástica: a redução do número de vereadores no município. Informações de bastidores dão como certa a medida que vai reduzir o número de representantes no parlamento coariense. A medida é drástica, porém necessária, de acordo com o que foi levantado pelo blog, pois o ano de 2017 será um ano de redução de receita e cortes no orçamento do poder legislativo coariense, o que estaria inviabilizando manter a quantidade de parlamentares, sob o risco de não haver condições de o próximo administrador da casa gerenciar as receitas e despesas do próximo ano.

Atualmente a Câmara Municipal de Coari funciona com 15 vereadores, mas este número pode ser reduzido para 11 se a medida for tomada. Este fenômeno vem acontecendo em vários municípios Brasil à fora onde houve ou está havendo tentativa de reduzir o número de vereadores, como é o caso das câmaras dos município de Lavras, município de Minas Gerais, que pretender reduzir o número de vereadores de 17 para 13, de Arcos que pretendia reduzir o número de parlamentares, em Diadema e outros municípios só para citar como exemplo. 

Como este ano é ano eleitoral, muitos pretendem disputar uma vaga na Câmara Municipal de Coari, até devido o número de vagas, mas com a redução das cadeiras não se sabe ao certo como o fato vai repercutir caso a medida seja realmente tomada. O que há de certeza é que se o jurídico da Câmara de Coari der o aval, a medida deve caminhar com muita rapidez para que seja aprovada urgentemente. São os tempos de crise e vaca macra que estão ameaçando atingir o número de cadeiras a ser disputadas no parlamento coariense.

O número de vereadores de uma cidade está relacionado com a quantidade de habitantes. Mas o número exato de vagas disponíveis é definido pela Lei Orgânica de cada município, respeitando o que diz o art. 29 da Constituição Federal, que relaciona o limite máximo de vereadores de acordo com a quantidade de habitantes do município, mas não estabelece o limite mínimo. 

Quanto ao prazo para esta mudança ser efetivada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tratou do tema em duas consultas respondidas pela Corte em 2008, ano em que ocorreram eleições municipais. Nas duas ocasiões, o TSE respondeu resumidamente à seguinte questão: “Quais as regras que prevalecerão para a fixação do número de vereadores no pleito que se aproxima?”.

A pergunta foi respondida da seguinte forma: “A fixação do número de vereadores para o próximo pleito é da competência da lei orgânica de cada município, devendo-se atentar para o prazo de que cuida a Resolução TSE nº 22.556/2007: ‘o início do processo eleitoral, ou seja, o prazo final de realização das convenções partidárias’”.
Tags:

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Daniel! So acredito vendo! e eu acho que é muito difícil ainda mais que essa turma que gosta de dinheiro fácil! Duvido! isso acontece! e mais fácil encontra uma baleia nadando no deserto do Saara!

    ResponderExcluir
Postar um comentário