Vida na Via Láctea só na Terra

Em Destaque
Por -
2
NOTICIAS

Estrela descoberta recentemente reduz a possibilidade de encontrar vida extraterrestre


Uma descoberta recente traz sérias dúvidas sobre as possibilidades reais de que exista vida em outra parte da Via Láctea.


Trata-se da observação da estrela TVLM 513-46546, localizada a 35 anos luz da Terra, no aglomerado globular M9. Além de surpreender por sua velocidade, que lhe permite realizar uma rotação completa a cada duas horas, os cientistas também analisaram seu campo magnético: é centenas de vezes mais poderoso que o do Sol, com emissões 10 mil vezes mais fortes que as erupções da nossa estrela, apesar de ter 90% a menos de massa, algo que era absolutamente impensável até hoje.

Peter Williams, do Centro de Astrofísica Harvard Smithsonian, e diretor da pesquisa, explica que “se vivêssemos ao redor de uma estrela como essa, não poderíamos ter comunicações por satélite. Na verdade, seria extremamente difícil que a vida conseguisse evoluir em um entorno tão tempestuoso”.

O artigo, publicado pelo The Astrophysical Journal, sugere que essa descoberta, captada pelos telescópios do observatório ALMA, no Chile, é desanimadora em relação à procura de vida extraterrestre em nossa galáxia: estrelas como essa são as mais comuns, porém são tão frias que um hipotético planeta habitável teria que orbitar muito perto para conter água líquida – claro que essa proximidade, com a novidade das tempestades solares, não seria apropriada para abrigar vida.
Tags:

Postar um comentário

2Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Daniel eu quero sabem é du dinheiro da educação que até o momento não saiu.

    ResponderExcluir
Postar um comentário