10 de janeiro de 2016

Notas sobre a política coariense

DE ALTA COM O GOVERNADOR

O prefeito de Coari Raimundo Magalhães, há menos de 1 ano administrando o município de Coari goza de prestígio junto ao governador do Amazonas.  Com portas abertas no Palácio do Governo,  Magalhães colhe frutos do bom relacionamento político com o governador: a Escola de Tempo Integral,  a Ponte do Pêra já estão em fase bem adiantada de construção e com previsão de serem inauguradas este ano. Há também uma grande expectativa para o asfaltamento dos bairros que esperam por urbanização.

DOAÇÕES JÁ ESTÃO PROIBIDAS


02 de Janeiro é a data a partir da qual fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público Eleitoral poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa (Lei nº 9.504/1997, art. 73, § 10).

DE OLHO NO CALENDÁRIO ELEITORAL

Os pretensos candidatos a vereadores e a vice-prefeito e prefeito tem até o dia 02 de Abril  que é a data até a qual os que pretendam ser candidatos a cargo eletivo nas eleições de 2016 devem estar com a filiação deferida no âmbito partidário, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior (Lei nº 9.504/1997, art. 9º, caput, e Lei nº 9.096/1995, art. 20,caput).


A ESPERA DA JANELA

Já os vereadores, que estão no exercício do mandato vão esperar menos para poder mudar de partido sem perder o mandato. Pela nova lei eleitoral aprovada em 2015 a janela para mudança de partido se abre nos 30 dias queantecedem o início do mês de abril (seis meses antes do pleito).

DE OLHO NA PREFEITURA

Daqui pra li aparece um novo pré candidato à Prefeitura de Coari. Fora os 5 nomes que já divulgaram a intenção de sentar na cadeira de prefeito da terra do gás e do petróleo.  Há nos bastidores mais nomes circulando, mas enquanto a intenção fica só nos bastidores a informação não é oficial e os eleitores não ficam sabendo se "o cara tá falando sério"  ou não. O certo é vir a público seja por nota à imprensa ou mesmo nas redes sociais.


Um comentário:

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.