Justiça Federal derruba liminar e conta de energia ficará até 40% mais cara no Amazonas

Órgãos de defesa do consumidor ingressaram com ação contra reajuste em novembro de 2015 e tinham conseguido decisão liminar favorável pela suspensão; a Eletrobras recorreu e cobrará o retroativo parcelado em seis vezes

A Justiça Federal acatou recurso da Eletrobras Distribuição Amazonas e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e autorizou a cobrança do reajuste de energia elétrica no Amazonas. O reajuste havia sido suspenso por decisão liminar após pedido de órgão de defesa do consumidor no fim do ano passado. Para os consumidores residenciais o reajuste será de 38,8%, e para os consumidores de "Média e Alta Tensão" o reajuste será de 42,55%.


A decisão do desembargador Federal Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), também autoriza a cobrança do valor retroativo referente ao consumo no período em que, devido a liminar, o reajuste havia sido suspenso (novembro de 2015 a janeiro de 2016). A Eletrobras decidiu parcelar o retroativo em seis vezes. As parcelas virão nas faturas emitidas a partir do dia 01 de fevereiro de 2016, sem juros e/ou multas.

O que será cobrado, nesse momento, é o reajuste de 2015 feito pela Aneel. Os valores referentes às Bandeiras Tarifárias continuam suspensos. A Eletrobras informou que a decisão judicial está sendo cumprida na íntegra e que continua aguardando novas definições da justiça.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato