Corrida para O Universo: Homem vai construir base na lua?

Em Destaque
Por -
0

A AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA CONSTRUIRÁ UMA BASE NA LUA ATÉ 2030

MODELO DE COMO SERIA A BASE (FOTO: ESA)

Épossível que, daqui cerca de 14 anos, astronautas passem meses em uma vila construída com aparelhagem 3D na Lua. Pelo menos é sugeriram duzentos especialistas, entre eles cientistas e engenheiros, noSimpósio Internacional sobre a Lua 2020-2030, que ocorreu em dezembro de 2015 na Holanda.

No mesmo evento, a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que essa base lunar poderia ser construída já nos próximos cinco anos.

A NASA está bem interessada em ver isso acontecer: em 2030, a agência espacial americana pretende mandar uma missão tripulada para Marte – e a Lua seria uma parada estratégica no meio do caminho.
SAIBA MAIS
NASA suspende missão espacial que iria a Marte em 2016
Quanto custaria mandar uma carta para Marte?

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, calcularam que os astronautas da missãopoderiam chegar na Terra com 68% a menos de massa caso coletassem a maior parte de seus combustíveis e líquidos pesados na base lunar. Além disso, a NexGen Space LLC, empresa consultora da NASA, estimou que essa base de abastecimento reduziria em US$ 10 bilhões (R$ 40 bi) ao ano o custo de mandar humanos para o planeta vermelho.

A ideia da Agência Espacial Europeia é começar a enviar robôs para a Lua a partir de 2020, para que eles construam as instalações da base. Em 2013, a agência fez uma parceria com várias empresas de construção para testar quais seriam os melhores materiais a serem usados no satélite. Por fim, os materiais feitos por meio de impressão 3D foram considerados os mais adequados para a tarefa.

"No momento, nossa impressora imprime cerca de dois metros por hora. A nossa próxima geração de produtos provavelmente imprimirá três metros e meio por hora,podendo completar um prédio inteiro em apenas uma semana", explicou Enrico Dini, fundador da empresa Monolite, em 2013.
BASE LUNAR (FOTO: ESA)

O projeto atual é que o ~vilarejo lunar possuia uma cúpula que proteja os astronautas de micrometeoros e da radiação espacial. Com a presença da estrutura no satélite, também será possível estudar melhor a Lua e seus recursos.

Os próximos 14 anos, definitivamente, serão bem interessantes.

Via Science Alert
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)