Coari afetado

Em Destaque
Por -
0
EDIÇÃO BRASIL NO EL PAÍS

6 de janeiro de 2016
Petróleo fica abaixo dos 35 dólares pela primeira vez desde 2004
Ignacio Fariza



O preço do petróleo está sendo afetado por vários de fatores, tanto de oferta como de demanda, que levaram o óleo cru a preços mínimos. De um lado, o impulso do fracking multiplicou nos últimos anos a quantidade de barris disponíveis no mercado, levando os Estados Unidos ao primeiro lugar na classificação mundial de países produtores e forçando as outrora todo-poderosaspetromonarquias do Golfo a reduzir preços para manter sua participação de mercado. 

Nas últimas horas viveu-se um novo episódio desta guerra particular de preços: em pleno desentendimento entre Irã e Arábia Saudita, o maior exportador de óleo cru acaba de reduzir —ainda mais— o preço a que oferece sua produção à Europa: 60 centavos de dólar a menos por barril para os países do noroeste do continente e 20 centavos a menos para os mediterrâneos. A petroleira estatal Saudi Aramco estabelece seus pre\ços mensalmente baseando-se na oferta, demanda e outros fatores relacionados ao mercado. Mas, nesta ocasião, sua decisão mantém relação com a iminente entrada de Teerã no mercado petroleiro mundial depois da suspensão das sanções internacionais que pesam sobre a República Islâmica.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)