6 de janeiro de 2016

Coari afetado

EDIÇÃO BRASIL NO EL PAÍS

6 de janeiro de 2016
Petróleo fica abaixo dos 35 dólares pela primeira vez desde 2004
Ignacio Fariza



O preço do petróleo está sendo afetado por vários de fatores, tanto de oferta como de demanda, que levaram o óleo cru a preços mínimos. De um lado, o impulso do fracking multiplicou nos últimos anos a quantidade de barris disponíveis no mercado, levando os Estados Unidos ao primeiro lugar na classificação mundial de países produtores e forçando as outrora todo-poderosaspetromonarquias do Golfo a reduzir preços para manter sua participação de mercado. 

Nas últimas horas viveu-se um novo episódio desta guerra particular de preços: em pleno desentendimento entre Irã e Arábia Saudita, o maior exportador de óleo cru acaba de reduzir —ainda mais— o preço a que oferece sua produção à Europa: 60 centavos de dólar a menos por barril para os países do noroeste do continente e 20 centavos a menos para os mediterrâneos. A petroleira estatal Saudi Aramco estabelece seus pre\ços mensalmente baseando-se na oferta, demanda e outros fatores relacionados ao mercado. Mas, nesta ocasião, sua decisão mantém relação com a iminente entrada de Teerã no mercado petroleiro mundial depois da suspensão das sanções internacionais que pesam sobre a República Islâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.