O reacionarismo das esquerdas e a minha pauta: “Fora, Dilma! Fora, Cunha! Fora, Renan!”

Em Destaque
Por -
0
Reinaldo Azevedo

Os vermelhos do nariz marrom foram às ruas em quase todos os Estados — às vezes, apenas às dezenas — em defesa do governo Dilma, em favor da saída de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara e contra o ajuste fiscal. Ainda não há um levantamento das manifestações em todo o país. Segundo o Datafolha, em São Paulo, o ato reuniu 55 mil pessoas. No domingo, o instituto afirmou que 40.300 pediram o impeachment. Já disse que não bato boca com critérios que têm um quê de etéreos. Vi as duas manifestações do 24º andar de um prédio na Paulista. A de domingo foi maior. O Datafolha diz que foi menor. A diferença não me interessa.


E não me interessa porque a manifestação desta quarta não foi da população, mas de movimentos organizados com dinheiro público. CUT, MST, MTST, UNE e outras entidades vivem de dinheiro da população. Ou seja: recursos que pertencem ao conjunto da sociedade foram mobilizados em favor de um governo e de um partido. Trata-se de algo essencialmente imoral, além de obviamente ilegal se as coisas forem levadas na ponta do lápis.

Guilherme Boulos, o Catilina de São Paulo, saudou o fato de que, segundo ele, o protesto das esquerdas oficialistas juntou mais gente do que o “dos coxinhas”. É uma puerilidade à baixura de suas formulações intelectuais. O evento desta quarta foi o “Big One” dos reacionários governistas. Em março, a gente conversa. De resto, com um pouco de honestidade intelectual, este rapaz compararia o evento desta quarta com os três grandes eventos já havidos em favor do impeachment. Mas convenham: ou se é intelectualmente honesto ou se é de esquerda, certo?

Rodrigo Janot, derrotado por Edson Fachin — afinal, o procurador-geral queria, na prática, anular a eleição da comissão especial da Câmara —, nem esperou o relator terminar de ler o seu voto e anunciou que estava pedindo o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara, afinando, então, a sua voz com a das esquerdas que estavam nas ruas.

Aí alguém dirá: “Mas você não acha, Reinaldo, que Cunha deveria se afastar da Presidência da Câmara?” Eu acho. Como acho que Renan Calheiros deveria se afastar da Presidência do Senado, e Dilma Rousseff, da Presidência da República.

O que considero inaceitável é ver a mobilização de grupos que lidam com dinheiro público — e lidam! — em defesa de um governo que cometeu uma série de crimes, numa agenda casada com agentes de Estado que deveriam ter na independência o centro de sua atuação.

Eu, sem dúvida, folgo muito ao contatar a velocidade com que avançou o Ministério Público Federal na investigação contra Cunha. É mesmo um prodígio. Só é uma pena que, até agora, contra Lula, não haja nem sequer um inquérito. No caso de Dilma, o próprio Janot já se manifestou afirmando que ela NÃO pode ser responsabilizada pelas pedaladas, como se a) as de 2014 não tivessem óbvios efeitos em 2015; b) não tivesse havido irregularidades também em 2015.

Para arremate, no dia em que os partidários de Dilma vão às ruas pedir a cabeça de Cunha, Janot vem a público para… oferecer a cabeça de Cunha.

Posso até ver, e vejo, motivos para isso. Só não gosto de furor investigativo seletivo.

Meu lema é claro:
Fora, Dilma!
Fora, Cunha!
Fora, Renan!

Acho uma boa pauta.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)