Governador José Melo apresenta projeto de prevenção e controle de queimadas em Paris

Em Destaque
Por -
0
Em encontro com integrantes dos governos da Alemanha, Noruega e do Banco Interamericano de Fomento (CAF), em Paris, França, na COP21, o governador do Amazonas, José Melo, apresentou projeto de prevenção, controle e combate às queimadas. O encontro foi durante o evento da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta, na tarde desta terça-feira, 8 de dezembro.

Melo falou sobre os esforços feito pelo Estado para preservar o meio ambiente mas salientou ser necessário ter a ajuda internacional a fim de fortalecer as ações. Ele destacou que na última década o Amazonas vem trabalhando para reduzir a taxa anual de desmatamento e implementou as áreas protegidas estaduais que passaram de 7,4 milhões de hectares para cerca de 19 milhões de hectares, o que mostra evolução de de 156%. Também foi aprovada a Lei de Serviços Ambientais que criou a Política Estadual de Serviços Ambientais e o Fundo Estadual de Mudanças Climáticas, Conservação Ambiental e Serviços Ambientais e destacou que está em fase final de revisão a minuta de lei da Regularização Ambiental das propriedades rurais do Estado.

O governador salientou o investimento feito no setro primário com o Plano Safra. Num pacote de investimentos de R$ 32 milhões que pretende atender cerca de oito mil produtores com atividades de assentamento e extensão rural ao fomento, tudo feito de forma sustentável.

"Os instrumentos que já implementamos permitirão a remuneração daqueles que garantem a integridade da floresta. Estamos avançando e fazendo nossa parte, mas precisamos de apoio sobretudo para estabelecer novas estratégias que permitirão a prevenção das queimadas e emissões de gases de efeito estufa para garantir a integridade dos recursos naturais, a qualidade dos serviços ambientais e a qualidade de vida da população amazonense", disse o governador.

Melo explicou que o fogo na Amazônia são queimadas para desmatamento, incêndios florestais rasteiros e queimadas e incêndios em áreas já desmatadas. "Os danos que esse fogo causa são muito significativos. O incêndio de desmatamento é considerada a forma mais dramática de alteração das florestas pelo homem, aniquilando a vegetação, eliminando animais silvestres, comprometendo os recursos hídricos e com isso empobrecendo o solo e trazendo prejuízos a agricultura, piscicultura e pecuária".

O governador lembrou que, em razão da grande umidade retida pelas árvores e ambiente, a floresta amazônica era considerada até pouco tempo naturalmente protegida contra queimadas e incêndios, mas com as grandes estiagens, como as de 1997, 2005, 2010 e 2015, tidas como as maiores já registradas e que foram causadas pela mudança climática global, percebeu-se que este ecossistema é vulnerável ao fogo.

"Nós no Amazonas estamos vendo a transformação na natureza acontecer ano após ano ao nosso lado, bem próximo de nós, e precisamos conter isso, mas não temos condições de agir sozinhos, por isso estamos em busca de parcerias significativas".

Melo detalhou que o projeto visa sensibilizar a população para os riscos e os impactos que as queimadas podem causar por meio de campanhas educativas e de sensibilização com distribuição de material educativo, estabelecimento de pacto com os municípios, ações de assistência técnica, formação de brigada pelo Corpo de Bombeiros e monitoramento diário para detectar a ocorrência dos focos de queimada e desmatamento; também articular ações de assistência técnica aos produtores rurais para prevenção e controle do uso do fogo nas propriedades rurais; formar ou reativar brigadas para combater as queimadas nos municípios; criar mecanismos de monitoramento dos focos de queimadas e criar comitês municipais de prevenção e combate às queimadas.

"Nosso compromisso será o de fiscalizar intensamente e não permitir que as queimadas avancem", concluiu José Melo.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)