COARI JÁ TEM DADOS ATUALIZADOS SOBRE CASOS DE DENGUE

Equipe do Programa Nacional de Controle da Dengue realiza terceiro levantamento rápido em Coari

A equipe do Programa Nacional de Controle da Dengue, realizou no município de Coari, o terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), sendo o segundo diagnóstico pactuado para 2015.

O LIRAa serve de ferramenta para mapear os locais com maior índices de infestação do mosquito e conseqüentemente, alertar os órgãos competentes e principalmente a população das áreas de risco de epidemia.


Segundo o Secretário Municipal de Saúde, JANI KENTA IWATA, observando os resultados estatísticos do município nos 7 estratos que correspondem aos 23 bairros, a SEMSA pode afirmar que a situação de Coari é de médio risco, com um percentual de 1,1% para possível epidemia. O secretário afirma ainda que o índice é satisfatório, pois a febre chikungunya é uma doença emergente e ainda não há casos registrados no município.

O enfrentamento da dengue é um desafio constante que requer a participação da população através da mudança de comportamento e adoção de práticas para a manutenção do ambiente saudável.

A Secretaria Municipal de Saúde prioriza ações de prevenção e educação em saúde e as medidas de controle vetorial com informações que esclareçam a população e ao mesmo tempo motive a participar dessas ações de prevenção. As visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias são de estremas importância, pois são através de trabalhos de campo que é eliminado os criadouros de mosquitos, a orientação aos moradores é de fundamental importância para evitar a doença.

Comentários