Moradores comemoram chegada do asfalto no Grande Vitória

Meta do prefeito é levar asfalto e saneamento básico para todos os bairros da cidade e melhorar a qualidade de vida da população

Warnoldo Maia de Freitas

Prefeito de Coari Raimundo Magalhães,  Presidente da Câmara Municipal Vereador Iliseu Monteiro e Vice-presidente da Câmara Municipal Vereador Adnamar Maciel, registram início do asfaltamento do bairro Grande Vitória. 

O prefeito Raimundo Magalhães (PRB) foi recebido com festa pelos moradores do Grande Vitória na tarde da quarta-feira, 25, durante visita ao bairro para fiscalizar o início do asfaltamento da rua das Orquídeas, e revelou que, graças à parceria firmada com o governador José Melo (PROS), no próximo verão o município vai ser transformado em um grande canteiro de obras.


Segundo ele, além de atuar no Grande Vitória a Prefeitura de Coari também vai trabalhar pesado nos bairros Liberdade, Ciganópolis e Nazaré Pinheiro, para atender a população dessas áreas da cidade, que vive praticamente ilhada, convivendo com muita poeira, buracos e lama, e há vários anos cobra, sem sucesso, ações das autoridades.

“Nós não fazemos promessas. Nós trabalhamos. Nós assumimos compromissos e procuramos aproveitar os recursos disponíveis da melhor maneira possível para atender as necessidades da nossa população”, disse ele.

Meta

De acordo com o secretário municipal de obras de Coari, Fernando Cunha, a meta do prefeito Raimundo Magalhães é asfaltar todos os bairros, porque ele entende que esse tipo de obra também proporciona mais saúde à população, pois acaba com a poeira e melhora a qualidade de vida às pessoas.

“Inicialmente vamos colocar asfalto em um quilômetro da via principal do bairro e preparar todas as ruas do bairro para, posteriormente, receber o asfalto”, explica Fernando, destacando que nessa etapa todas as ruas vão ser terraplanadas e imprimadas e ficarão prontas para receber o asfaltamento.

Segundo ele, além de melhorar a qualidade das vias para a circulação de veículos, o pacote lançado pela prefeitura prevê, também, a realização de calçadas - para a circulação das pessoas com segurança -, meio-fio e sarjetas.

“Em paralelo vão ser realizados os serviços de instalação da rede de esgoto e de drenagem das águas fluviais”, explica.

Obra representa a renovação da esperança

Para os moradores do Grande Vitória, o asfaltamento e recuperação de todas as ruas do bairro é um pleito antigo, que só agora vai se transformar em realidade, porque o prefeito Raimundo Magalhães “é um homem que respeita as pessoas e gosta de trabalhar”.

Na avaliação da microempresária do ramos de confecções Cíntia Rodrigues, moradora da rua das Orquídeas, e que trabalha no ramo das confecções, o asfaltamento representa “a realização de um sonho antigo almejado por todos os moradores” do bairro.

“Nós estamos sofrendo e sonhando há mais de oito anos, sempre enfrentando muita poeira, lama e doenças. Mas, agora, graças a Deus e ao trabalho do prefeito Magalhães a nossa situação vai melhorar”, comemora, revelando que já dá para pensar em montar uma padaria e expandir os negócios.

Para o agricultor José Santos Sobrinho, de 55 anos, morador da rua Alecrim, do Grande Vitória, as obras de pavimentação que estão sendo realizadas na área pela Prefeitura de Coari vão melhorar a vida de muita gente.

“Essa obra está ótima, porque aqui ninguém tinha mais esperança e nem esperava mais uma solução. 'Nós queria e pedia' para 'as autoridade tapar os buraco das ruas do nosso bairro' , mas ninguém ouvia 'nossos pedido' ”, lembra.

Segundo ele, agora a esperança foi renovada por conta do pacote de obras lançado pela administração Magalhães e Clemente, destinado a asfaltar e urbanizar vários bairros da cidade.

“Quando alguém da família ficava doente era uma agonia para socorrer e colocar na ambulância”, completa, destacando que a poeira e a lama eram vizinhos incômodos.

Novas cores

A alegria do “seu” João, decorrente das melhorias já percebidas nas ruas do bairro, é compartilhada pelo moto-táxi Marcos Sevalho Soares, de 35 anos, que mora na rua Alecrim há mais de cinco anos e há não acreditava ser possível resolver o problema.

“As ruas do nosso bairro eram muito esburacadas e quando chovia viravam um grande lamaçal, que impedia a passagem de pessoas e de motocicletas”, explica, lembrando que a poeira também prejudicava bastante a saúde das pessoas, principalmente das crianças e dos idosos.

Segundo ele, sem condições adequadas à circulação de veículos, as ruas do bairro também não permitiam a entrada de ônibus para pegar as crianças e levar para a escola.

“O quadro aqui era em preto e branco e a nossa situação era muito difícil. Quando chovia ficava ainda pior, porque as nossas crianças chegavam da escola sujas e cheias de lama. Mas, graças a Deus e ao trabalho do prefeito Magalhães, agora o quadro começa a ganhar novas cores”, afirma.

Comentários