Prefeito Raimundo Magalhães presta contas de Viagem à Brasilia


Em entrevista concedida hoje (24), o Prefeito de Coari, Raimundo Magalhães, juntamente com o Controlador-Geral do Município, Fábio  Tavares Amorim, com a Secretária de Educação, Elaine Vasquez, com a Secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Camelli, com o Secretário de Saúde, Jani Kenta e com o Vereador Vice-Presidente da Câmara Municipal, Adnamar Guimarães com o vereador Clodair Melo e Vereador Merelo, avaliou a recente viagem feita à Brasília para buscar recursos ao município.

Magalhães pontuou os grandes desafios que se estabeleceram diante da crise nacional que afeta também nossa cidade. A crise financeira afeta mais gravemente o Município ante a anarquia das contas públicas e desvios de recursos ocasionados por ex-gestores.


"Foram 49 notícias crime apresentadas à Procuradoria Geral da República, sendo que três destas foram apresentadas já depois da viagem. Ainda restam mais notícias crimes a fazer e totalizamos, entre contingenciamento de recursos, bloqueio de verbas e desvios, mais de 100 milhões, o que houve em Coari foi muito pior do que o realizado pela "Prefeita Ostentação", enfatizou Magalhães.

O Controlador-Geral do Município explicou que as notícias crimes não são um fim nela mesma. Trata-se de etapa exigida pelos Ministérios para que o Município volte a receber recursos e, paralelamente, os ex-gestores sejam responsabilizados.

"Quando éramos questionados sobre a forma que estávamos conduzindo a Prefeitura os assessores e diretores elogiavam o Prefeito. Apesar da crise e do histórico de dívidas do Município, onde podemos apontar 90 milhões de dívida com a Receita Federal, 23 milhões na Dívida Ativa da União, 19 Milhões em Precatórios trabalhistas, mais a dívida com a Previdência Social e etc., temos mantido a Educação e Saúde com recursos próprios, pagando nossos funcionários, e o alto custo da máquina administrativa. Quem critica não conhece a realidade do Município", declarou o Controlador-Geral do Município.

Outras ações na área da Defesa Social e esporte foram anunciadas, bem como o recebimento de Emendas Parlamentares ao Orçamento da União, outro fruto da viagem à Brasília.

"Fui nos gabinetes dos 8 Deputados Federais da Bancada do Amazonas e no gabinete dos 3 Senadores, fui bem recebido em todos. Até agora já conseguimos emendas que somam 8 milhões, mais dinheiro a ser investido no ano de 2016", comemorou o Prefeito.

Secretários analisam as dúvidas da população

O Secretário de Saúde e a Secretaria de Educação informaram que problemas sempre irão haver, mas não há qualquer prejuízo à medicação dos nossos pacientes ou a merenda dos nossos alunos, todas estão sendo fornecidas regularmente.

Na oportunidade, a Secretaria de Educação ressaltou que a situação dos ar condicionados na escola está sendo resolvida.

"O Governo Federal repassou ao município de 2009-2014 recursos para aquisição de 171 aparelhos de ar condicionado, 06 veículos, entre lanchas e ônibus, e fora os recursos para construção de 7 creches que não foram construídas. Temos uma herança que impede o trabalho rápido e efetivo. Vamos resolver, não estamos nos furtando da responsabilidade, até a semana que vem vamos achar alternativas para a solução destes problemas pontuais. Em relação à merenda escolar, reuni todos os gestores e pedi que eles abrissem a dispensa para todos aqueles que quiserem analisar a regularidade do fornecimento da alimentação, nossos Vereadores fiscalizaram e constataram a regularidade", mencionou a Secretaria.

O Secretário de saúde enfatizou as ações que estão sendo realizadas no Outubro Rosa, informando que o município teve progresso de mais de 1000% em quantitativos de exames desde o ano passado.

"Estamos fazendo preventivos e mamografias em alusão ao Outubro Rosa. Em relação ao novembro azul temos trabalhado com serviços de urologia no nosso programa do Mais Especialidades. Estamos finalizando a capacitação do teste do pezinho, temos acompanhado e diminuído verticalmente o número de novos casos de dengue, nosso serviço de remoção aérea não foi interrompido, ou seja, a saúde está fazendo o máximo que pode, a população tem reconhecido", salientou o Secretário Jani Kenta.

Segurança Pública ainda preocupa

No campo da Segurança Pública, o Prefeito lamentou os últimos acontecimentos, especialmente em relação ao assassinato do Jornalista Datena e relembrou que a responsabilidade da segurança é do Estado e não do Município.

"A população tem que entender que a Constituição Federal determina que compete ao Governo do Estado o cuidado com a Segurança Pública. Nossa parte estamos fazendo, pedimos ao Governador inúmeras medidas para melhoria da segurança em nosso Município, estamos sendo atendido aos poucos, não podemos ignorar a situação da Crise no Governo do Estado também", declarou Magalhães.

Reforma Administrativa promove a redução do salário do Prefeito

Apesar de toda crise, o Prefeito tem feito a tarefa de casa para solucionar gastos do Município. Após os 06 meses de gestão, Magalhães anunciou a primeira reforma administrativa e pretende economizar mais de 1,3 Milhão mensal para os cofres do Município.

O Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara Municipal na próxima segunda pretende reduzir o número de secretarias, unificando algumas pastas, e reduzindo o valor do salário do Prefeito, do Vice-Prefeito, do Secretariado, somente aqueles que recebem abaixo de 2 mil reais não terão a redução.

"A orientação do Prefeito foi exatamente no sentido de reduzir proporcionalmente valor de salário sem afetar os que estão na ponta, na parte mais frágil. É bom pontuar que estamos falando apenas dos comissionados. Quanto aos efetivos este não sofrerão redução salarial, ao contrário. Estamos dando andamento em mais de 600 processos de progressão funcional dos nossos servidores, processos parados desde 2009, um descaso que demonstra a falta de compromisso dos antigos gestores", afirmou o Controlador do Município.

O Prefeito anunciou que após a reforma haverá o trabalho de censo dos servidores e o início da instalação do Ponto eletrônico, visando coibir praticas ilegais de trabalho e de burla ao sistema administrativo.

Os Vereadores Adnamar Guimarães, Clodair Melo e Merello enfatizaram o papel da Câmara de Vereadores, colocando-se à disposição e compreendendo que o momento crítico é de união, que críticas infundadas e sem compromisso não merecem guarida na casa do Povo.

Governador visita Coari

Ao final da entrevista, o Prefeito Raimundo Magalhães comemorou e ressaltou a importância da população prestigiar a chegada e a agenda do Governador Melo no Município de Coari.

"O Governador trará o Banco do Povo que busca dar oportunidade a produtores, aos nossos pequenos, uma oportunidade que eu tive e abracei para virar empresário. Também irá distribuir tablets aos nossos professores, para dar mais dinamismo à nossa Educação. Queremos ajuda na construção da Pinte do Pêra, no asfaltamento de avenidas e vicinais, o apoio da população com certeza ajuda a trazer mais benefícios", informou o Prefeito.

O Vereador Adnamar ressaltou a importância da vinda do Governador. Para o Vereador a vinda do Governador é uma vitória ao Prefeito, dado que os conflitos dos antigos gestores impediram nos últimos anos que o Governador viesse ao Município.

"É a primeira vez que ele (Governador) vem ao Município na condição de Governador. É um avanço político importante. Vejo como salutar a participação da sociedade, o momento é de união para podermos crescer", ressaltou o vereador Adnamar.

A chegada do Governador Melo está marcada para segunda-feira e todos os cidadãos estão convidados.

5 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Belo texto agora a. Coisa é seria Magalhaes vai superar as dificuldades e dá um orgulho a esse povo que já sofreu tanto,parabéns

    ResponderExcluir
  2. O Prefeito deve começar tirando o Secretario conhecido como: PROCESSO - SEMAD. que so faz abrir processo pra analizar assunto dos funcionários e nao resolve nada.

    ResponderExcluir
  3. Nao tira o bichinho não Prefeito. O Processo é gente boa. ta ajudando todo mundo do Municipio de Envira.

    ResponderExcluir
  4. Senhores Vereadores.. por favor tomem providencias urgentíssimas. o SEU Processo vai lascar com os servidores da Prefeitura. so resolve problemas do Envira. MEU DEUS.... acorda pREFEITO Magalhaes

    ResponderExcluir
  5. COARI ESTA MORTO COM ESSA ADMINISTRAÇÃO.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato