DISTRATO SUSPEITO PODE TRAZER PREJUÍZO DE MAIS DE 800 MIL REAIS PARA O MUNICÍPIO DE IRANDUBA

Em publicação no Diário Oficial de 27 de Agosto de 2015, chama a atenção o fato de que o prefeito de Iranduba Xinaik Medeiros contratou uma empresa de São Paulo para realizar a ampliação e reformas de 04 unidades básicas de saúde por um valor de aproximadamente 1,5 milhão e meio.

Chama mais atenção ainda o fato de constar entre as UBS que deveriam ser reformadas a Unidade Básica de saúde Vitória da Paz localizada no Distrito do Cacau pirera, se encontrar concluída em pleno funcionamento, servindo o município de Iranduba há 14 (quatorze meses), conforme fotos.



Segundo informações levantadas, para fazer a nova licitação milionária, o prefeito distratou o contrato com a empresa que vinha fazendo a obra por um preço muito menor (um pouco acima de 800 mil reais) em vez de pagar os 650 mil reais restantes, preferiu contratar a empresa paulistana por aproximadamente 1,5 milhão, o que significa um prejuízo para os cofres públicos de aproximadamente 850 mil reais para o município.

Haja vista que, para um novo processo licitatório, O prefeito deveria pagar os serviços executados pela construtora conforme contrato e licitar o saldo remanescente, o prefeito fez o contrario passando por cima da Lei 8.666/93

 Conforme laudo técnico pericial aponta que as obras foram executadas e acompanhadas pelo Responsável Técnico da empresa KW EMPREENDIMENTOS LTDA, seguindo todas as especificações técnicas construtivas e normas vigentes ABNT estando em conformidade todos os elementos estruturais e arquitetônicos estando em perfeitas condições de uso. (No entanto, o distrato unilateral por parte da prefeitura causou um déficit financeiro para a Construtora e aos cofres do município).

Como se não bastasse o fato do município de Iranduba ter saído negativamente em rede nacional pela precariedade do transporte escolar, este problema envolvendo licitações na Prefeitura do Município que fica próximo à capital amazonense (cerca de 13 km por via terrestre) pode resultar em escândalo por desperdício de dinheiro público. 

Ocorre que em época de crise, quando todo o país fala em contenção de despesas, é difícil entender o porquê o prefeito Xinaik Medeiros, cancelou o contrato de uma obra que estava concluída para em seguida contratar uma empresa de São Paulo por um contrato de aproximadamente 1,5 milhão para realizar a mesma obra (entre outras). Além de absurda uma medida como esta, chama a atenção o desperdício de dinheiro público resultante desta decisão.

Portanto, é incompreensível que uma medida de desperdício de dinheiro público seja tomada, cancelando um contrato por um valor menor e contratando uma empresa de fora do estado do Amazonas para fazer a mesma obra por valores exorbitantes.

 Cabe ao Ministério Público estadual, federal e a Câmara Municipal de Vereadores, apurar as denúncias e não deixar passar em branco tamanha falta de controle com o uso do dinheiro público, principalmente em época de crise, quando a população de Iranduba sofre com a falta de recursos e problemas diversos em várias áreas do serviço público, o que já gerou inclusive repercussão nacional.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato