Pare de arrancar cabelos por causa da política

A situação política tem deixado boa parte da população brasileira descabelada – bem, pelo menos aquela parte que, ao contrário de mim, ainda tem condições técnicas de descabelar-se. O governo federal desmilinguiu. Os dois últimos presidentes aparecem agora com fantasias de presidiários nos protestos. O vice precisa, a cada par de semanas, desculpar-se por fazer alguma constatação para lá de óbvia – algo do nível “o céu é azul, o Sol amarelo”; “pela lei da gravidade, objetos caem na superfície da Terra” ou “presidente com 7% de popularidade não resiste três anos e meio no cargo”. O ministro da Fazenda, em tese aquele que entende de números, apresenta, em menos de duas semanas, três números diferentes e contraditórios para o Orçamento e o resultado das contas públicas. Ministros são objeto de investigação por lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais. A mesma investigação atinge o presidente do Senado. O presidente da Câmara responde a denúncia por corrupção. Se quisesse continuar, daria para descer aos governos estaduais, prefeituras, Judiciário e preencher mais que esta página só com esse tipo de história. Nem precisa.

Como foi que tudo aquilo que parecia ir tão bem tão pouco tempo atrás degringolou tão rápido? O que impede o Brasil de fazer jus a seu tamanho, a seus privilégios naturais e a seu talento humano? Estaremos destinados eternamente ao fracasso? Estaremos, como Sísifo, condenados a ver a pedra rolar morro abaixo, sempre que ela está quase chegando lá no alto? Duas semanas atrás,escrevi aqui sobre um livro cuja epígrafe vale a pena citar, pois aplica-se perfeitamente à situação brasileira atual. Trata-se de uma frase do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard: “Deve-se viver a vida olhando para a frente, mas só se pode entendê-la olhando para trás”. Olhar para trás significa olhar para a história, para nossas origens e para os fatos, ao longo dos anos, que fizeram as coisas ser como são, quando poderiam simplesmente não ser assim.

LIVRO DA SEMANA | "Raízes do Brasil"  Sérgio Buarque  de Holanda, Companhia  das Letras, 2015 256 páginas R$ 39,50 (Foto: Divulgação)
Ao lado de tantos outros clássicos da nossa história e sociologia, Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, destaca-se pela influência, mantida intacta desde que foi lançado, em 1936, e atualizado, em 1947 (uma nova edição foi lançada no início deste ano). Não é um livro cheio de detalhes exaustivos, como as obras do grande historiador que Sérgio se tornou nos anos seguintes, mas um pequeno ensaio, em sete capítulos, que expõe ideias simples sobre o caráter nacional e nossa relação com o trabalho, a família e o poder. Por ser menos extenso, menos pretensioso, mas mais reflexivo, talvez seja também ainda mais valioso. Ninguém precisa concordar com tudo o que está escrito lá, mas é inegável o poder intelectual do autor para perscrutar as características mais essenciais – portanto duradouras – da nossa nação. Elas estão aí até hoje: o predomínio das relações familiares sobre as instituições impessoais do Estado; a visão do trabalho duro como algo vil, de menor valor perante a “aventura”, a “imaginação” ou a “inteligência”; o caráter bacharelesco de nossos intelectuais, sempre ciosos de pertencer a uma casta de “doutores” que sabem falar bonito, mesmo sem ter muito o que dizer; uma civilização de raízes rurais, baseada em senhores e escravos, no patrimonialismo e no aparelhamento do Estado a serviço de interesses particulares, portanto incompatível com o capitalismo moderno; o caudilhismo e as oligarquias que no fundo consideram a democracia, mesmo nos períodos em que é adotada como regime, um grande “mal-entendido”; a valorização do desleixo, dos afetos e da informalidade nas relações, para além da lei – sintetizada na figura do brasileiro como o “homem cordial”, expressão que Sérgio empresta do poeta e diplomata Ribeiro Couto para definir quem põe o coração sempre em primeiro lugar, mesmo à revelia da razão ou da justiça.

Não é preciso ir muito longe para enxergar tudo aquilo que Sérgio descreve no dia a dia de nossas casas, empresas, ruas e, obviamente, gabinetes de Brasília. “É frequente imaginarmos prezar os princípios democráticos e liberais quando, em realidade, lutamos por um personalismo ou contra outro”, escreve. “Todo o pensamento liberal-democrático (…) está em contraste direto com qualquer forma de convívio humano baseada nos valores cordiais. Todo afeto entre os homens funda-se forçosamente em preferências. Amar alguém é amá-lo mais do que a outros. Há aqui uma unilateralidade que entra em franca oposição com o ponto de vista jurídico e neutro em que se baseia o liberalismo.” Para o Brasil mudar, seria preciso, diz Sérgio, mudar a essência do nosso caráter. É uma ideia que pode parecer quimérica. Ela decerto não trará meus cabelos de volta, mas pode ajudar a manter a sanidade daquilo que ainda resiste embaixo deles.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato