Manaus vai ser a capital brasileira da criação de búfalos

Em Destaque
Por -
0
Com a finalidade de aumentar qualitativamente e quantitativamente a criação de búfalos no Amazonas e no Brasil, será realizado em Manaus, no Tropical Hotel, na próxima semana, de 7 a 9 de outubro de 2015, o XI Encontro Brasileiro de Bubalinocultores. Com palestras, reuniões, cursos e debates, o evento será uma oportunidade para que pecuaristas, técnicos, profissionais e acadêmicos da área da bubalinocultura troquem experiências, conhecimentos e avancem na integração regional e nacional do setor.


Durante três dias, Manaus será a capital brasileira da criação de búfalos, recebendo os principais criadores, estudiosos e autoridades da área no Brasil. Alguns especialistas estrangeiros também participarão do encontro, trazendo conhecimento de ponta para os participantes do evento.

Além das palestras, será realizado também um curso de produção de queijos com leite de búfala, com o objetivo de agregar mais conhecimento e valor à criação bubalina. Afinal, é sabido que tanto o queijo quanto a carne de búfalo são altamente nutritivos e até mesmo mais saudáveis que a carne e o queijo de gado comum.

A criação de búfalos vem se desenvolvendo no Brasil como uma alternativa rentável e saudável.  Principalmente porque o búfalo se adapta facilmente a qualquer ambiente. A produção e consumo de leite de búfalo vem crescendo em função da demanda por alimentos como queijos e manteigas.

Os elevados volumes de gordura e sólidos totais no leite de búfala aumentam o rendimento na fabricação dos derivados em relação ao leite de vaca. A carne também é apreciada por ser mais saudável. Contém menores índices de gordura, colesterol e calorias e contém mais proteína e minerais que a dos bovinos.

O Amazonas possui o terceiro maior rebanho de búfalos do Brasil. Três cidades amazonenses figuram na lista dos maiores rebanhos bubalinos do País: Parintins, Autazes e Itacoatiara. Esses dados por si sós, surpreendentes para muitos, já justificariam a realização do XI Encontro Brasileiro de Bubalinocultores em Manaus.

A motivação que reúne a Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos (ABCB), a Associação de Criadores de Búfalos do Amazonas (ACBA), a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em torno desse evento, contudo, não se limita à representatividade do atual rebanho. Tem por motivação o desenvolvimento futuro desse importante e promissor segmento do setor agropecuário amazonense e brasileiro.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)