Governador José Melo destaca a expansão do programa estadual de transplantes durante lançamento do 'Setembro Verde'

Em Destaque
Por -
0


O governador do Amazonas, José Melo, participou na noite desta quarta-feira, 2 de setembro, da abertura do "Setembro Verde", campanha que pretende chamar a atenção da população para a importância das doações de órgãos e tecidos. O governador destacou a importância do ato de doar órgãos e lembrou que o Governo do Estado tem trabalhado na expansão do programa estadual de Transplantes.




"O Amazonas realiza hoje cirurgias transplantadoras de córnea, rins e, desde o ano passado, já são feitos transplantes de fígado e o processo para oferecer cirurgias de transplante de coração já está no final. Isso é resultado da evolução dos investimentos que temos feito em saúde pública. Então, campanhas como essa são de extrema importância para que mais vidas sejam salvas", destacou o governador.  



Desde que começaram a ser ofertados, em 2003, até este ano, os transplantes de córnea já somam 1.383 procedimentos. Já os transplantes de rins a partir de doador vivo, que teve início em 2002, somam 246 procedimentos. Esse tipo de cirurgia, a partir de doador falecido, que começou a ser feita no estado em 2011, chega a 116 procedimentos. Sete transplantes de fígado do tipo já foram realizados no Estado.



Participaram da cerimônia o secretário de Estado de saúde, Pedro Elias, a diretora da Central de Transplante do Estado, Leny Passos e o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão. 



O governador fez questão de lembrar ainda a necessidade de o Governo Federal começar a pensar em uma forma diferenciada para financiar a saúde pública do país. "Eu estou disposto a sacrificar alguns investimentos no meu governo, agora o Governo Federal precisa rapidamente criar um mecanismo para arrecadar recursos, porque com um corte de 20% feito no orçamento da saúde, a situação vai ficar complicada".



O Teatro Amazonas, principal monumento arquitetônico do Estado, foi iluminado com a cor da campanha e uma programação cultural no Largo foi realizada. A campanha é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro.



Ciclo de palestras - Durante o "Setembro Verde", a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), por meio da Central de Transplantes, vai realizar uma programação que inclui palestras em escolas e outras instituições e, também, atividades de educação continuada em serviço, nas unidades hospitalares da rede estadual, abordando vários aspectos que envolvem o processo de doação de órgãos e tecidos e a realização de transplantes.



A campanha, que a partir deste ano passa a fazer parte do calendário oficial do Governo do Estado, tem a finalidade de levar informações que possam contribuir para a sensibilização da sociedade. 

PROGRAMAÇÃO DO SETEMBRO VERDE



09/09 – Palestras de Sensibilização para Doação de Órgãos e Tecidos.

LOCAL: Faculdade Maurício de Nassau, 19h.



16/09 – Palestras de Sensibilização para Doação de Órgãos e Tecidos.

LOCAL: Comando Geral do Exército, 9h.



21/09 – Abertura da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos.

LOCAL: Auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge, 15h.



22/09 – Atividade de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos.

LOCAL: Escola Estadual Padre Luiz Ruas, 15h.



23/09 – Atividades da Educação Continuada em Doação de Órgãos e Tecidos nas Unidades Hospitalares da Rede Pública.

LOCAIS: Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Fundação Hospital Adriano Jorge, Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo e Hospital Universitário Francisca Mendes, das 9h às 17h.



25/09 – Celebração Ecumênica e Homenagem aos Doadores de Órgãos e Tecidos.

LOCAL: Auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas, 19h.




Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)