COARI É CITADO EM ARTIGO SOBRE A OPERAÇÃO-LAVA JATO



Gigantismo da Operação Lava-Jato rende controvérsia -/Agência Petrobras

Construção de gasoduto em Coari, Amazonas, tem contratos investigadosFoto: - / Agência Petrobras

Em um artigo intitulado "Gigantismo da Operação Lava-Jato rende controvérsia"  escrito a duas mãos porarlos Rollsing e Humberto Trezz o Município de Coari  é citado dentro do contexto da Operação Lava-Jato em uma análise sobre a competência do Juiz Sérgio Moro em julgar casos em regiões tão distantes de sua Comarca.  Observe abaixo:



Pode um magistrado do Paraná julgar crimes que ocorrem em lugares tão distantes dali como Coari, no Amazonas, ou Suape, em Pernambuco? A questão tem sido levantada audiência após audiência por defensores dos réus da Operação Lava-Jato. Eles alegam que o juiz, até pelo gigantismo brasileiro e complexidade das ações, deve ter territorialidade. No caso de Sergio Moro, de Curitiba, as ações que julga não poderiam ser de fora do Paraná.
Defensor de Elton Negrão – dirigente da Andrade Gutierrez que está preso por corrupção –, o advogado paranaense Antônio Breda tentou usar esse argumento para libertar seu cliente. Professor de Direito Penal, Breda elencou pelo menos 10 rincões do Brasil nos quais a Lava-Jato atua – como a já citada Coari – onde o Tribunal de Contas da União detectou 26 irregularidades na construção de gasoduto até Manaus – ou ainda São Luís (no Maranhão, onde é investigada propina para pagamento de precatórios do governo Roseana Sarney). Ele alega ser humanamente impossível a um magistrado ter conhecimento aprofundado sobre lugares e fatos tão distantes. E diz que Moro tem ido muito além de suas atribuições.
– A Lava-Jato virou a nova inquisição, sem tortura física. Só falta aparecer um Torquemada – comparou Breda, em referência ao inquisidor-mor da igreja medieval espanhola.
Breda foi rebatido, em sessão realizada em Porto Alegre, pelo desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), que negou liminar para libertar Elton Negrão. Ao manter a prisão preventiva ordenada por Moro, Gebran disse que a ação do juiz pode ir muito além de sua cidade, desde que os fatos incriminatórios tenham sido revelados na sua jurisdição – no caso, em Curitiba.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato