COARI DEBATE 25 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Em julho de 1990, era sancionado o Estatuto da Criança e do Adolescente. Vista como uma das leis mais avançadas do mundo, o ECA tinha como objetivo mudar a visão sobre crianças e adolescentes em situação vulnerável no Brasil. De seres problemáticos, passaram a ser sujeitos de direitos.

O auditório municipal de Coari (Auditório Silvério José Nery) sediou um importante debate, como parte de um seminário promovido pela prefeitura do município para abordar o tema: "Avanços e Desafios do ECA" em alusão aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, que é comemorado este mês. O seminário foi aberto oficialmente na manhã desta segunda-feira (13) e contou com a presença maciça de segmentos da sociedade, instituições que trabalham com crianças e adolescentes se fizeram representar, além de autoridades políticas do Estado do Amazonas. As atividades foram encerradas por volta das 13:00h, após a apresentação de diversas palestras.

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Coari foi a que organizou o evento, e com isso, quis chamar a atenção de todos para a importância que tem o Estatuto da Criança e do Adolescente como um importante meio de garantir o direito dos mesmos: "É uma lei importante, um avanço para a sociedade brasileira, e estes 25 anos representam grandes avanços no que diz respeito a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, e nós como sociedade temos a obrigação de fazer com que esta importante lei continue sendo cumprida" - afirmou ao Blog em Destaque a Secretária de Assistência Social Eliete Camely.

O prefeito de Coari Raimundo Magalhães discursou na abertura do seminários e lembrou a importância de debater o assunto, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente é uma lei que garante direitos fundamentais de crianças e adolescentes que não podem ser negligenciados pelas instituições públicas. "As crianças e adolescentes são o futuro de nossa nação e consequentemente de nosso município, precisamos aplicar recursos públicos para manutenção dos direitos dos mesmos. Recentemente ampliamos o número de conselhos tutelares em Coari e aumentamos a remuneração dos conselheiros, porque entendemos que os conselheiros tutelares são importantes como guardiões dos direitos de nossas crianças e os mesmos zelam pelo cumprimento do ECA, além disso vamos continuar fortalecendo a rede de proteção as crianças, adolescentes e as famílias de Coari através do CRAS e do CREAS" - afirmou o prefeito Raimundo Magalhães.

As palestras no seminário foram proferidas pelo Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o senhor Afrânio Cesar Souza Pereira, pela representante do Associação Pestalozzi de Coari a senhora Maria José Lima e pelo Deputado Estadual Luiz Castro. Considerado marco para garantia de direitos dos cerca de 60 milhões de brasileiros de até 18 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa hoje 25 anos.



Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato