VEREADORES ANALISAM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Em Destaque
Por -
0

Na presidência do vereador Iliseu Monteiro, Câmara Municipal de Coari analisa a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A Câmara Municipal de Coari está em na fase final de analise da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Nesta terça-feira (16) foi realizada a primeira das quatro últimas reuniões que o poder legislativo municipal realiza para concluir a análise e a aprovação da lei. Nomeado como presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos para a reunião de hoje, em virtude do impedimento titular, o vereador Clodair Melo fez exposição do conteúdo do projeto da LDO para os vereadores analisarem e discutirem os pontos específicos da Lei. 

A LDO é o instrumento de conexão entre o Plano Plurianual (PPA) e o Orçamento anual, pois estabelece a ligação entre o curto prazo do orçamento e o longo prazo do Plano Pluri Anual. A LDO orienta a elaboração da LOA. Fixa as metas e prioridades da Administração Pública. Dispõe sobre alterações na legislação tributária (previsão de novos tributos, alterações de alíquotas etc). Estabelece metas fiscais (diferença entre arrecadação prevista e gastos , exceto pagamento de juros). Quando a arrecadação é maior que o gasto, temos um superávit primário. Estabelece riscos fiscais e os fatores que podem vir a afetar as contas públicas.

Na sessão extraordinária desta manhã, o debate se estendeu por mais de uma hora com a intervenção de diversos vereadores, dentre eles o vereador Professor Natinho que lembrou a necessidade de alocar recursos para outras áreas de maior impacto na economia do município, dentre elas o setor primário. Tema em em foi acompanhado pelo vereador Merelo e também pelo vereador Passarão, que abordaram com mais detalhes a necessidade de alocar mais recursos no setor primário e não apenas em festas ou eventos do município.

Interviram também na discussão os vereadores Adnamar Maciel, Mário Jorge, Keyton Pinheiro, Robério Queiróz, Gerbesson Alves e vereador Deca quem também analisaram a necessidade de trabalhar com mais empenho nos temas e anexos da LDO, pelo fato de ser uma importante lei que pode garantir ao executivo municipal a implementação de diversas e importantes política públicas para o próximo ano. Também estavam presentes na sessão extraordinária para analisar o projeto da LDO, os vereadores Iranilson Medeiros, Marcio Almeida e o vereador Salustiano Júnior além do vereador Iliseu Monteiro, que é presidente da Câmara e conduziu os trabalhos pedindo aos vereadores empenho e sensibilidade com o interesse público ao analisar cada ponto do projeto de lei em análise.

O Projeto que foi enviado à Câmara pela Prefeitura de Coari, deve ter sua votação concluída até 30 de junho. Os trabalhos legislativos do primeiro semestre não podem encerrar sem a aprovação da LDO. O projeto da LDO é elaborado com o apoio da Secretaria Municipal de Finanças, que fornece a previsão de Receita e as questões relacionadas à Dívida Municipal.


VEJA MAIS IMAGENS:
 









Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)