Produtores rurais alertam a Sandra Braga preocupação sobre risco de caos social no município de Apuí

Em Destaque
Por -
0

A senadora Sandra Braga (PMDB/AM) vai pedir ao Ministério do Meio Ambiente que dialogue com produtores rurais, vereadores e Prefeitura de Apuí antes de homologar sete novas Unidades de Conservação (UCs) na área do município. A parlamentar recebeu nesta quarta-feira (13) o prefeito da cidade, Adimilson Nogueira, acompanhado de uma comitiva de vereadores, que relataram o temor de caos social e econômico caso haja a transformação de quatro milhões de hectares do município em unidades de conservação (UCs).

A senadora disse que já havia tratado do assunto com a ministra Izabella Teixeira, no mês de março, mas que as novas informações são preocupantes.

"Quando conversamos, a ministra nos disse que haveria diálogo e que o governo não faria nada sem antes consultar o município, mas diante das novas informações, vemos que é uma questão de vida ou morte para o município. Por isso precisamos conversar urgentemente com a ministra", disse a senadora, que informou que avisará o grupo assim que conseguir marcar uma agenda com a Izabella Teixeira.

Ela disse ainda que entende a preocupação do ministério em evitar novos desmatamentos e proteger a floresta amazônica contra a produção predatória, mas que é preciso focar as ações preventivas em áreas onde a degradação ambiental pode se concretizar.

O prefeito Adimilson Nogueira explicou que está em jogo o destino de 500 famílias que serão afetadas com a criação das novas UCs. Segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), deverão ser homologadas no dia 5 de junho. Ele acrescentou que além da criação de novas sete unidades, o órgão promete a ampliação de mais três.

"Dentro desse perímetro desenhado pelo ICMbio para a criação das unidades de conservação estão o aeroporto da cidade, já homologado, e um porto em construção e por onde será escoado toda a produção do município. Se isso se concretizar, haverá desemprego e aumento da criminalidade", disse Nogueira.

Contraproposta

O prefeito informou que a comitiva, acompanhada na reunião pelo deputado estadual Wanderley Dallas e pelo deputado federal Marcos Rotta, ambos do PMDB, deverá se reunir amanhã (14/05) com técnicos do ICMbio. Eles vão apresentar uma contraproposta sugerindo a redução da área das UCs de quatro para três milhões de hectares.

"Não somos contra a criação dessas unidades, mas precisamos ao menos discutir uma nova proposta que seja boa tanto para o meio ambiente quanto para o município", acrescentou Nogueira.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)