Polícia Militar forma aspirantes a oficiais

Em Destaque
Por -
0

Na noite de quarta-feira, 6 de maio, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou a formatura de 64 aspirantes a oficial que, após três anos, concluíram o Curso de Formação de Oficiais (CFO). A solenidade foi realizada no pátio do Comando Geral da PMAM, e contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Sérgio Fontes; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Gilberto de Andrade Gouvêa; além de outras autoridades militares, civis, militares, e familiares.

Durante a solenidade, o cadete Ivan Reis de Souza, claviculário da turma, fez a entrega simbólica do Espadim Tiradentes, símbolo da honra e da dignidade dos alunos oficiais militares do Brasil, ao Comandante da Academia de Polícia Militar Coronel Neper de Alencar, coronel PM Piccolotto.

A turma, de nome Tenente-Coronel Cândido José Mariano, iniciou suas atividades no dia 2 de agosto de 2012 e teve um total de 5.040 horas-aula, as quais incluíram instruções de tiro, polícia comunitária, defesa pessoal, ciências humanas e sociais, dentre outras, todas voltadas ao ensino da atividade militar e o compromisso com a ordem.

O aspirante à oficial Jeferson Silva dos Santos foi agraciado com a "Medalha Ajuricaba" por ter sido o primeiro colocado da turma na classificação geral do curso, com média 9,765. A entrega foi feita pelo secretário de Segurança Pública e pelo comandante-geral da PMAM.

Para  Jeferson, se formar como aspirante a oficial é a materialização de um sonho. "Eu já tenho seis anos de polícia como soldado da Instituição e eu vim do interior do Estado, batalhei bastante para estar aqui, estudei muito para o curso, tranquei a faculdade, para garantir essa vaga na Instituição e estou muito feliz por ser o 'zero um' da turma", disse.
 
José Ferreira dos Santos, pai do "zero um" da turma, emocionado ao entregar a espada ao filho, disse estar realizando um sonho através de Jeferson. "Eu sou militar e não consegui galgar esse posto. Cheguei até subtenente do Exército e eu me vejo na pessoa dele realizando um sonho que eu não consegui realizar", falou o pai de Jeferson.

O coronel PM Piccolotto ressalta que os futuros oficiais estão preparados, capacitados e aptos para a atividade policial militar. "Essa turma além de aumentar o efetivo vai contribuir para a força de segurança do Estado. É uma juventude bem preparada, jovens capacitados, alguns ex-policiais, ou seja, experientes no trabalho de rua, e isso só vai enaltecer e engrandecer o trabalho da Polícia Militar", ressaltou.

Para o secretário estadual de Segurança, Sérgio Fontes, os novos aspirantes significam esperança de renovação e um reforço na segurança pública. "A sociedade tem uma expectativa muito grande em cima desses novos futuros oficiais, da conduta deles e o potencial do que eles podem fazer em prol da segurança e da qualidade de vida de cada cidadão do estado do Amazonas", comenta o secretário.

O comandante geral destacou que o ingresso dos novos aspirantes a oficiais da PM vai minimizar a carência de oficiais que a Instituição tem hoje. "Sem dúvida, é uma injeção de ânimo de vigor no policiamento, pois eles reforçarão o policiamento na cidade e, mais do que isso, serão exemplos a serem seguidos. Eles estão recém-formados, cheios de vontade e isso é fundamental para Policia Militar, então, certamente farão um grande trabalho e, temos certeza, inclusive, que eles estarão construindo a Polícia que eles vão herdar. Daqui há alguns anos, a Polícia Militar estará completando 200 anos e essa turma estará no comando da PM dos 200 anos. Então, que eles construam a Polícia que eles vão receber lá na frente", enfatizou.

Estágio - Agora, os aspirantes a oficiais passarão por estágio prático de no mínimo seis meses. O estágio é desenvolvido junto às unidades de policiamento. Ao final desse processo, sendo aprovados, os aspirantes serão promovidos ao primeiro posto, que corresponde a segundo tenente.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)