Licenciamento ambiental de fauna e pesca abre ciclo de palestras do Ipaam em Manacapuru

Em Destaque
Por -
0
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) deu início, na manhã desta terça-feira (26), ao ciclo de palestras sobre licenciamento ambiental na cidade de Manacapuru, localizada a 79 km de Manaus. As palestras são destinadas às associações de produtores, piscicultores pescadores, oleiros, técnicos da extensão rural, empreendedores e secretários municipais de meio ambiente de Manacapuru, Iranduba e Novo Airão.

"Nosso objetivo é trazer a informação atualizada para as pessoas interessadas e que precisam desse tipo de conhecimento", comentou a gerente de Educação Ambiental do Ipaam, Therezinha Aleixo.

O primeiro debate tratou do licenciamento ambiental da fauna silvestre, no que diz respeito às responsabilidades do Ipaam. Entre os assuntos abordados, o gerente de Fauna, Marcelo Garcia, falou sobre o trabalho de resgate de animais, que é a principal demanda da gerência. "A legislação diz que somos responsáveis pelo resgate de animais silvestres em situação de risco ou que ofereçam risco à população. Em se tratando das chamadas pragas domésticas não realizamos esse tipo de trabalho", comentou Garcia. 

Já sobre o licenciamento de pesca, o gerente de Controle de Pesca, Gelson Batista, explicou sobre os procedimentos administrativos no caso da pesca esportiva, transporte de pescadores esportivos, indústria de pescado e criadores de peixe. "Quem tem interesse em trabalhar com piscicultura precisa saber que são exigidos vários documentos e que esse processo é baseado na legislação. Lá na frente todo esse trabalho vai evitar que ele tenha prejuízos ou que se complique na questão ambiental", disse Batista.

Claudina Soares, representante de uma empresa fabricante de cerâmica no município, comentou que o ciclo de palestras é importante, pois evita o deslocamento até à capital. "Com o Ipaam vindo aqui já ajuda muito, não precisamos ir até Manaus, muitas vezes apenas para obter uma informação. Outra coisa também, é que às vezes, as pessoas agem de uma forma ilegal por não saberem o procedimento correto. Mas, agora que temos a informação, vamos multiplicá-la", finalizou.

A rodada de palestras segue até a sexta-feira (29), no Posto de Controle Ambiental do Ipaam, localizado no Km 78 da estrada Manuel Urbano, próximo à entrada da cidade de Manacapuru. 

CRÉDITO DAS FOTOS: PEDRO MORAES/IPAAM



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)