Governo vence mais uma e aprova MP que aumenta PIS e Confis de importados

Em Destaque
Por -
0



Sessão destinada a votar a Medida Provisória 668/15

O Governo venceu a terceira rodada de votação do ajuste fiscal na Câmara dos Deputados. Foi aprovado no Plenário da Casa a MP 668/15, que aumenta as alíquotas de contribuição para o PIS/Pasep e da Confins na importação de bens. O texto base recebeu 323 votos a favor, contra 125 votos contra e cinco abstenções. A MP prevê que as alíquotas do PIS/Pasep-Importação suba dos atuais 1,65% para 7,6% e o Cofins-Importação passe de 2,1% para 9,65% na regra geral.

Com a aprovação do texto base, os deputados ainda precisarão votar destaques, o que deve estender a apreciação da MP 668/15 para esta quarta-feira. Depois de votados os destaques, o texto segue para o Senado e o governo agora trabalhará para aprovar a última etapa do ajuste fiscal na Câmara a partir desta quarta-feira, com o Projeto de Lei 863/15, que suspende a desoneração da folha de pagamento de 56 setores da economia.

A votação da MP 668/15 começou com uma batalha no Plenário para retirar do texto diversas emendas que nada tinham a ver com o escopo do texto. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), chegou a retirar esses trechos do texto, mas como recursos contra isso foram apresentados, o Plenário teve de decidir. Assim, foram retirados assuntos como encargos trabalhistas de cartórios e inclusão de estados no semiárido, entre outros.

Leia também:
- Senado aprova indicação de Fachin ao STF
- Com panelaço e discurso de FHC, programa do PSDB aposta em "mentiras" de Dilma
Um desses trechos no texto, que prevê alterações nas regras de Parcerias Público-Privadas, será apreciado nesta quarta-feira, com uma emenda de supressão do PSOL. Adversários acusam o presidente da Câmara de trabalhar em favor dessa alteração, presente no terceiro artigo da MP 668/15, para viabilizar a construção no anexo 5 da Casa, promessa de campanha dele. Esse anexo viabilizariam gabinetes mais novos e espaçoso e mais vagas de estacionamento, entre outras coisas.

“O governo está equalizando as alíquotas”, disse o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). “Estamos protegendo a indústria nacional, isso é importantíssimo”, acresentou ele. Perguntado a respeito das críticas da oposição a respeito de como isso pode impactar no preço final de alguns produtos, como remédios, Guimarães minimizou. “A oposição fala qualquer coisa.”

“É um peneirada caça-níquel para tapar o rombo que o próprio governo causou”, criticou o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG). “Vamos mais uma vez colocar a conta no bolso do trabalhador e do aposentado”, disse o tucano. “Mesmo de produto importado, quem paga é o contribuinte”, criticou Luiz Carlos Hauly (PSDB-MG).
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)