Governo do Amazonas e TRE firmam convênio para cadastramento biométrico dos eleitores

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas e o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) firmaram nesta segunda-feira, 25 de maio, uma parceria para o cadastramento biométrico dos eleitores em Manaus. O convênio foi assinado pelo governador José Melo e pela presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, e prevê investimentos da ordem de R$ 2,4 milhões para ampliar o cadastramento biométrico dos eleitores da capital. Os recursos são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a parceria, a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES) será responsável pela contratação de 350 estagiários de nível superior para atuar nos postos de biometria do TRE em Manaus. Seis novos postos serão instalados pelo TRE-AM dentro da meta de cobrir toda a capital com a biometria até janeiro de 2016. A partir deste prazo, quem não tiver atualizado o título eleitoral com a biometria terá problemas com a justiça eleitoral e não poderá votar.

José Melo ressaltou o esforço do Tribunal em avançar na modernização do sistema eleitoral e na segurança do processo de votação. "Isso vai ser muito importante. Primeiro porque é uma imposição de lei, e Manaus, por ser uma cidade espalhada, exige muitos pontos. O Tribunal foi em busca disso e com certeza chegará ao final do ano com a biometria concluída. Isso vai ser muito importante para o processo democrático, garantindo que o voto dado nas urnas seja respeitado", enfatizou o governador.

O convênio tem duração de dez meses. Após o encerramento do prazo de biometria do eleitorado da capital, municípios do Careiro Castanho, Autazes e Silves serão atendidos com a biometria itinerante. De acordo com o TRE-AM cerca de 110 mil eleitores em Manaus já passaram pela biometria. A capital é o maior colégio eleitoral do Estado, com 1,2 milhões de eleitores cadastrados nos cartórios eleitorais, o que representa 55,8% do total de eleitores do Estado.

Segundo a presidente do TRE-AM, até as eleições do ano passado o órgão realizou biometria em municípios da Região Metropolitana de Manaus. A expectativa é que nas próximas eleições 72% do eleitorado amazonense já vote com a biometria.

"O equipamento já chegou à justiça eleitoral e vamos montar os seis pontos. Queremos fazer de Manaus uma grande rede para a biometria, em que o eleitor não precise se deslocar muito. Será um atendimento de qualidade. Em cada ponto de biometria, será um cartório eleitoral com servidores da justiça eleitoral à frente", afirmou a desembargadora, ressaltando que a Arena da Amazônia deve ser um dos pontos de atendimento do eleitor.

Atualização – De acordo com o TRE-AM, o recadastramento biométrico consiste na atualização das informações dos eleitores e na coleta dos dados biométricos, como a impressão digital dos dez dedos, foto em alta resolução. O novo título eleitoral representa maior segurança do sistema de votação. Com a tecnologia, o órgão pretende inviabilizar fraudes no processo de votação como a possibilidade de uma pessoa votar pela outra.

Para fazer o cadastramento, os eleitores devem fazer o agendamento através do site do TRE-AM. (www.tre-am.jus.br). O cadastramento em Manaus só é válido para os eleitores da capital. "Se você mora em Manaus e é eleitor de outro município e não tiver intenção de votar aqui não fará a biometria nesse momento. Quem for eleitor de Manaus e não fizer a biometria simplesmente não terá mais o seu título", explicou a desembargadora.

O aviso de seleção para os estágios será divulgado na próxima semana. A seleção é direcionada a estudantes de nível superior regularmente matriculados em instituições públicas ou particulares de ensino. O estágio é de seis horas e a bolsa é no valor de R$ 512 mais auxílio transporte. O estágio começa no mês de junho e se estende até o mês de abril de 2016.

CRÉDITO DAS FOTOS: HERICK PEREIRA/SECOM



Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)