Coari está inserido no Projeto Rios Voadores

Em Destaque
Por -
0




O Projeto Rios Voadores, que colabora com cientistas brasileiros que pesquisam a participação do vapor de água transpirado pelas árvores da Floresta Amazônica no abastecimento dos recursos hídricos brasileiros. As imensas massas de vapor de água que, levadas por correntes de ar, viajam pelo céu e respondem por boa parte da chuva que cai em outras partes. Oficinas de capacitação de professores acontecerão nos próximos dias 13 e 14 de maio, no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho (avenida Leopoldo Peres, Educandos, Zona Sul) e no auditório Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Áurea Braga (avenida Brasil, Compensa 2, Zona Oeste) em Manaus. Inserido desde 2007 no Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Rios Voadores começou com ações de pesquisa científica ao coletar amostras de vapor de água em voos realizados acima da floresta amazônica em um pequeno monomotor.

Coari inserido

Entre 2014/2015, o Projeto Rios Voadores está promovendo as oficinas de capacitação em várias cidades da Amazônia e do Centro-Oeste com o objetivo de alcançar 500 mil alunos. Além de Manaus, as cidades do Amazonas também inseridas no programa são Coari, Carauari e Tefé. Os professores participantes da oficina se tornarão multiplicadores de conteúdo e informação. As oficinas em Manaus serão ministradas pelo professor Dr. Caio Augusto Magalhães, sob coordenação direta do aviador e coordenador do Projeto, Gérard Moss.

O que são ‘Rios Voadores’?

Formados por massas de ar carregadas de vapor de água que tem sua origem no Oceano Atlântico, os rios voadores são propelidos pelos ventos continente adentro. Passam por cima de nossas cabeças transportando essa umidade que, após cada chuva na floresta, é transpirada pelas árvores e levada novamente adiante, chegando até outras regiões do Brasil e da América do Sul.

Estima-se que a quantidade de vapor de água carregado pelas correntes aéreas, verdadeiros rios que voam, seja igual ou até maior que a vazão do próprio rio Amazonas, o maior do mundo. A importância da floresta amazônica nesse processo é a evapotranspiração de água promovida pelas árvores, que bombeiam umidade para a atmosfera. De acordo com pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), uma única árvore de médio porte, com uma copa de 10 metros de diâmetro, é capaz de colocar na atmosfera, em um único dia, mais de 300 litros de água, em forma de vapor. Portanto, a quantidade de água que a floresta Amazônica inteira bombeia em 24 horas é estimada em mais de 20 bilhões de toneladas de água.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)