COARI ENFRENTA CHEIA HISTÓRICA

Pontes construídas em uma das principais ruas do Centro de Coari, a Rua 02 de Dezembro em frente à feira do Produtor Rural. Foto: Anderson/Infotec

Um fenômeno natural para o homem amazônico, a subida das águas é esperada todos os anos até com certa naturalidade. No entanto, nos últimos anos, o nível da subida das águas vem atingindo medidas cada vez maiores, elevando os prejuízos e o número de famílias atingidas. O monitoramento do nível das águas é importante para fazer uma projeção do impacto da enchente dos rios e preparar as ações para minimizar o impacto da cheia dos rios amazônicos.

Em Coari, a Defesa Civil do município divulgou o mais recente relatório com os dados da enchente 2015, que mostra em que nível estão as águas do Rio Solimões nesta sexta-feira dia 22 de maio. Segundo o relatório o Rio Solimões chegou à marca de 17,48m ficando exatamente a 20 cm de enchente de 2023. Estima-se que em menos de uma semana o nível do Rio Solimões ultrapasse o nível de 17,68m superando todas as marcas registradas até agora no município.

Em decorrência da enchente muitas famílias estão saindo de suas residências na Zona Rural e nas áreas baixas da cidade e indo morar em casas de parentes, no entanto, para aquelas pessoas que não têm familiares em Coari, a prefeitura está removendo para abrigos até que as águas baixem.  A Defesa Civil do município contabiliza 301 ruas
e comunidades afetadas, 5.243 casas atingidas e calcula que pelo menos mais de 29 mil pessoas estejam sofrendo os danos da enchente. Deste universo, 947 pessoas estão desabrigadas e 11.486 estejam desalojadas.

Canoa aportada em frente a um comércio no Centro de Coari, na rua da escadaria. Foto: Anderson/Infotec

Escadaria de Coari na Rua 15 de Novembro, no Centro de Coari. Foto: Anderson/Infotec

Ponte do Cais do Porto de Coari prestes a ser encoberta pelas águas.  Foto: Anderson/Infotec

  
Medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura de Coari para ajudar as famílias neste momento difícil. Além do decreto de Estado de Emergência, o que permite realizar ações e obras com maior rapidez, sem o entrave da burocracia, a prefeitura firmou parceria com entidades para o fornecimento de madeira e apoio logístico no desenvolvimento das ações da defesa civil. Já foram feitas mas de 150 elevações de assoalhos e construídas mas de 3.800 m² de passarelas e acesso as ruas atingidas pelas águas. 

Há famílias que estão abrigadas no Bairro Taua-Mirim, 58 famílias estão alojadas em casas alugadas no bairro Pera e atualmente 960 famílias já foram removidas de suas casas pela Defesa Civil para casas de parentes. “Todo o apoio tem sido dado às vítimas das enchentes” – afirmou Andréia Vasconcelos Dantas, Coordenadora da Defesa Civil em Coari – “estamos trabalhando noite e dia a fim de atender o maior número de pessoas que estão necessitando de medidas de socorro, remoções, traslado, apoio social e logístico, garantindo assim a assistências as pessoas atingirias pela enchente” – concluiu.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato