Tornado atinge cidade de SC e mata dois; pai morre protegendo os filhos



Por David Shalom e Vitor Sorano , iG São Paulo 

Dezenas ficam feridos e 6 mil desabrigados em Xanxerê; queda de 5 torres de energia elétrica deixa 200 mil imóveis sem luz

Um tornado com ventos de 200 km/h atingiu Xanxerê, cidade de 48 mil habitantes no oeste de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (20). Duas pessoas morreram e 75 deram entradas em hospitais, entre elas três crianças em estado grave. Cerca de 3 mil imóveis foram atingidos, segundo a Polícia Militar, e 6 mil pessoas estão desabrigadas.

O ginásio municipal foi totalmente destruído e creches e escolas, danificadas. Com a queda de cinco torres de energia elétrica, 200 mil imóveis na região, inclusive nas cidades de Chapecó e Xaxim, ficaram sem luz.

O morador Alcimar Sutil, de 32 anos, morreu protegendo os dois filhos quando a casa em que estavam desabou.

"Ele foi tentar socorrer e deitou em cima dos filhos. A casa desabou em cima dela e o menino parece que está em estado grave. Teve traumatismo crânio-encefálico", disse o prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini (PSD), em entrevista ao iG.

Deonir Coni, de 32 anos, que trabalhava na construção de um supermercado parcialmente destruída pelo tornado, morreu quando parte das estruturas metálicas desabaram. De acordo com o prefeito, entre os feridos três pessoas com amputações.

"Um ginásio inteiro desabou. Temos muitos feridos, com gravidades diferenciadas, que já estão sendo encaminhados a outros hospitais da região por falta de leitos em Xanxerê", afirmou à reportagem Paulo César Santos, da Defesa Civil do Estado, na noite de segunda-feira (20).

A Defesa Civil montou um posto de recebimento de donativos no Centro de Exposições da Feira Estadual do Milho (Femi), na rua José de Miranda Ramos, 455.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato